Ao esquecer-se de tomar o anticoncepcional é importante verificar se já passou mais de 12 horas do horário de tomar a pílula porque dependendo de quantos dias faltam para terminar a cartela, há risco de engravidar.

Quanto maior o número de dias de esquecimento maiores são as chances de gravidez. Porém o risco de gravidez ocorre do dia que esqueceu em diante. Se não tiver relação depois do esquecimento dificilmente há risco de gravidez.
Há maior probabilidade de engravidar quando a mulher esquece de tomar o anticoncepcional na primeira semana, especialmente se o esquecimento foi no primeiro dia da cartela.

Neste caso deve-se tomar o anticoncepcional assim que lembrar e tomar o comprimido seguinte no horário habitual. Por exemplo, quem toma a pílula sempre às 10h e esquece de tomá-la num dia, tem até às 22h do mesmo dia para tomá-la sem correr o risco de engravidar.

Quando há até 7 pílulas na cartela: o risco de gravidez é muito pequeno e por isso pode-se tomar a pílula esquecida logo e continuar a tomar as outras normalmente. Assim que acabar esta cartela inicie outra imediatamente, sem dar o período de intervalo entre elas.

Quando ainda restam mais de 7 pílulas na cartela existe um maior risco de gravidez e a cartela deve ser abandonada. Espere que a menstruação venha normalmente e só depois inicie uma nova cartela. Durante este período opte por outro método contraceptivo.

É muito importante tomar a pílula anticoncepcional diariamente sempre no mesmo horário. Uma boa dica é tomá-la no café da manhã, pois em caso de esquecimento tem-se boa parte do dia para lembrar de tomá-la.
No caso de vomitar depois de tomar a pílula, só deve tomar novamente caso o vômito tenha ocorrido menos de 4 horas após tomar a pílula. Caso contrário, ela continua a fazer o efeito desejado de contracepção.

Atenção: As pílulas de baixa dosagem, como as que as mulheres que amamentam usam, devem ser tomadas sempre no mesmo horário. Caso haja esquecimento, existe a chance de engravidar.

Fonte: tuasaude.com