Quem resiste a uma boa porção de batatas fritas? Mordo os lábios só de pensar… E nem precisa ser a maravilhosa tentação crocante em forma de batata do McDonald’s. Mas, você já se perguntou quantas calorias há em uma porção média de batata frita? Pasme, se em 30 gramas, o equivalente a mais ou menos 12 tiras de batatas, há 155 calorias; quanto há em uma porção com mais de cem fatias? Fazendo uma regra de três simples chega-se ao valor de quase 1300 calorias. E se você acrescentar catchup e tomar refrigerante comum (não light), fácil, fácil alcança as 1500 calorias.

Mas, se você for magro (a) e está pensando posso comer a vontade que não vou engordar, ou então: “Preciso mesmo engordar um pouquinho”, saiba que o valor calórico não é o único problema. Dessas 155 calorias (contidas em 30 g), 57% são gordura, 37% são carboidratos e apenas 6% são as proteínas.
Bom, 57% de gordura representa mais que a metade do todo… Só em gordura!! E tem mais… a grande parte dessa gordura toda é representada por gordura saturada. Há, ainda, algumas batatas – daquelas congeladas – que contém muita gordura trans, devido à gordura hidrogenada adicionada, o que garante a crocância, mas também inúmeras doenças cardíacas e até câncer.

Batata frita: Por que ela faz tão mal? Veja seu valor nutricionalSe a essa altura você já estiver pensando em cortar de vez as french fries de seu cardápio, calma não precisa radicalizar, pois as batatas fritas contém vários minerais como potássio, cálcio, fósforo e magnésio.

Conclusão: Não precisa abandonar a batata frita de sua alimentação, afinal não queremos lhe roubar o prazer de comer batata frita crocante sequinha e quentinha, apenas reduza o número de vezes que a consome, ou tente se contentar com apenas algumas tiras (sei que é difícil), mas a sua saúde agradece, e seu coraçãozinho também.

Resumindo tudo isso

Em 30g de batata frita (12 tiras), há 155 calorias, 57% de gordura (boa parte saturada e trans), 37% de carboidratos e 6% de proteína. Algumas indústrias de batatas pré-fritas vem implementando uma mudança importante no seu processo de fritura industrial, aderindo ao óleo de algodão, por suas qualificações nutricionais.
Com a mudança, é possível reduzir cerca de 40% a gordura saturada do alimento antes do preparo.

O óleo de algodão é rico em vitamina E, é fonte equilibrada de Ômega 3 e Ômega 6, e livre de gorduras trans.
Testes mostraram que foi possível manter a crocância da batata frita. A Vitamina E, encontrada no óleo de algodão, é uma das mais importantes para os seres humanos, porque atua como antioxidante, reduzindo as doenças cardíacas, problemas na pele. Além de prevenir o envelhecimento, protege e auxilia na formação de hormônios.
Ele também tem Ômega 3, conhecido como cardioprotetor, isto é, protege o coração de várias doenças, como acúmulo de gordura nas artérias, ataques cardíacos, colesterol e triglicérides elevados, que também levam à hipertensão e infarto.

O Ômega 3 e 6 têm um importante papel nas funções cerebrais, prevenindo a falta de memória e doenças como o Alzheimer. Os benefícios da mudança no processo industrial podem ser melhor aproveitados se o consumidor final tomar alguns cuidados.

O mais relevante é a recomendação de sempre usar óleo novo para a fritura. Portanto, para aproveitar o máximo da batata frita, é importante usar óleo de boa qualidade e nunca reutilizá-lo para a próxima refeição. Vale lembrar também que o descarte de óleo usado deve ser feito em postos de coleta próprios para isso, pois ele pode ser aproveitado para a fabricação de biodiesel. Óleo descartado no esgoto pode contaminar o lençol freático e rios.

Fonte: euviali.com