O Brasil inteiro, do Oiapoque ao Chuí, sofreu um bombardeio sem precedentes no sentido de conscientizar a população sobre a gravidade que representam os vírus da Zica, Chikungunya e Dengue, que provocam essas doenças graves. O mosquito Aedes aegypti é o grande vilão, portador do vírus. Já faz algum tempo que a imprensa divulga, as autoridades falam, médicos comentam, profissionais da saúde insistem nos cuidados que devemos ter para combater esse pequeno, mas agressivo inimigo. Quantas vezes todos nós ouvimos recomendações sobre a necessidade de não termos em casa, nos quintais, nos apartamentos, enfim em todos os lugares, vasilhames, caixas d’água ou qualquer coisa que possa armazenar água, em qualquer quantidade? Centenas? Milhares? Milhões? Pois é, mas, mesmo assim, quais os cuidados que nós, população, tivemos? A resposta é óbvia-ululante, não é mesmo? O relaxamento é claro, cristalino e apontado pelas estatísticas.

O vírus da Zica, Chikungunya e Dengue, doenças das quais todos já têm conhecimento, continua se proliferando. O mosquito Aedes aegypti segue lépido e faceiro, desfilando como “vencedor” dessa guerra sem quartel. O Resultado desse nosso descaso é o que se tem visto. Aqui, em Bento, já foram flagrados casos dessas doenças. Mas, por que, mesmo, as pessoas não fazem cada uma a sua parte? Será que é por desconhecimento? Claro que não, a menos que estejamos falando de pessoas totalmente alienadas. A Secretaria Municipal da Saúde não tem dado tréguas no combate ao mosquito. Nesta semana, ontem e hoje, nas dependências da FTEC, promove um seminário para capacitação de agentes comunitários e profissionais da saúde para que tenham condições de orientar a população de suas áreas de atuação no sentido de colaborar nessa luta.

Essa nossa colaboração não é com a Secretaria, mas conosco mesmos. Dizer-se que não se deve manter qualquer local onde possa haver armazenamento de água, em qualquer quantidade – inclusive nos “inocentes” pratos dos vasos de flores ou plantas ornamentais – é repetir algo que vem sendo dito há muito tempo. Agora, mais uma vez, a Secretaria Municipal da Saúde dá início a mais uma grande campanha de conscientização no combate ao mosquito da Dengue, Zica e Chikungunya. Portanto, todos nós, empresários do comércio, indústria e serviços, bem como população em geral têm o dever de permitir que as pessoas da Secretaria da Saúde cheguem nas casas, apartamentos e empresas para a devida orientação.

Não chegarão para multar ninguém, mas para ajudar a todos nós nessa luta que estamos perdendo. A hora é de virar a luta e vencê-la. Faça a sua parte, portanto!… Roberto Lunelli morreu tragicamente. Dedicar-me-ei a ele na coluna de sábado.