No comando do Esportivo, Carlos Moraes projeta duelo inicial e sequência no campeonato


A partir das 17h deste domingo, 17, em sua casa, o adepto do Esportivo voltará a assistir a uma partida do seu clube. Após 266 dias, o Alviazul volta a disputar a Divisão de Acesso, agora sob o comando de Carlos Moraes, que prevê alto nível entre os clubes participantes.

Exatos 45 dias após o início de preparação, o time bento-gonçalvense colocará em prática o trabalho de pré-temporada na estreia contra o Ypiranga. De acordo com o técnico, o trabalho feito até o momento é suficiente para gerar bons resultados, ainda que melhorias possam surgir.

“Chegamos para o primeiro jogo com uma ideia de equipe que pode não parecer brilhante, mas vai ser competitiva. Aí sim, no decorrer dos jogos, chegaremos no nosso 100% ”, projeta.

Ainda segundo Carlos Moraes, o elenco montado pelo departamento de futebol é qualificado o suficiente para a obtenção de uma das vagas do acesso no ano do centenário. “O Esportivo tem peças de reposição e grupo equilibrado para que, no decorrer dos jogos e viagens, possamos ter reposições para eventuais lesões, cartões e também desgastes”.

A competição

Repleta de equipes históricas do futebol gaúcho, a Divisão de Acesso há anos é avaliada como competição de relevante grau de dificuldade. “É uma competição que considero de alto nível pelo número de equipes tradicionais do futebol regional, que têm história (…). Há equipes que fazem grandes investimentos e que querem subir de divisão a todo custo porque isso gera receita para o clube”, reflete o técnico, que acumula duas vitórias, dois empates e uma derrota na pré-temporada.

Primeiro desafio

Assim como na temporada passada, a equipe abre a competição contra o Ypiranga. Este será o debute do Esportivo em jogos oficiais no ano. O time de Erechim por sua vez, já entrou em campo pela Copa do Brasil, torneio pelo qual venceu o Votuporanguense e avançou à segunda fase.

Ainda que o Esportivo tenha atuado em jogos-treino e amistosos com um sistema de jogo montado em 4-2-3-1 e que, por vezes, variava para o 4-1-4-1, devido à versatilidade do volante Robert — veja na página ao lado o time-base —, ao longo da semana foram treinadas alternativas específicas para o duelo com o Ypiranga. Há a possibilidade de que um sistema com três zagueiros seja colocado em prática na Montanha dos Vinhedos. Desta forma, o Alviazul pode entrar em campo com: Jonatas; Renan, Cleiton e Gullithi; Jackson, Nunes, Robert, Xaro e Athos; Tony Júnior e Zulu.

Carlos Moraes espera por um confronto equilibrado. “O jogo de estreia é diferente, nem sempre técnica e investimento fazem diferença, mas sim quem estiver mais focado na partida. Sabemos que o Ypiranga busca subir de divisão, mas o Esportivo também. Vai ser um grande jogo, de duas equipes postulantes ao acesso. E eu espero que sejamos vencedores”, analisa o comandante.
Esportivo e Ypiranga terá arbitragem de Marcelo Bitelbron. O ingresso para acompanhar a partida custa entre R$ 20 e R$ 50 ao torcedor.

Estreias do Esportivo na Série A2 na atual década

Nos últimos 10 anos, o Esportivo participou de seis edições da Divisão de Acesso. As ausências, por óbvio, ocorreram nas temporadas em que o Alviazul esteve em disputa pela Série A do Campeonato Gaúcho — nos anos de 2010, 2013 e 2014. Historicamente, dentro desta década, as estreias do clube no estadual não indicam vitória em abertura das competições.

Nos seis debutes, o clube bento-gonçalvense venceu apenas um jogo, perdeu outro e empatou os outros quatro (contra Brasil-FAR, Panambi, Marau e Ypiranga, em ordem cronológica). O único triunfo em abertura da competição ocorreu no ano de 2011. O Esportivo venceu o Guarany de Camaquã na Montanha dos Vinhedos por 3×0. Já a derrota aconteceu para o São Luiz — que viria a ser campeão —, também em Bento Gonçalves, em 2017.

Se o empate é o resultado de maior incidência nas estreias (quatro vezes), um aspecto também acontece repetidamente: o Ypiranga como adversário. Este será o segundo consecutivo que o Esportivo e o Canário do Colosso se encontram na primeira rodada.

Em 2018, os clubes duelaram no Colosso da Lagoa e a partida foi encerrada com um empate sem gols. Daquele confronto, os bento-gonçalvenses têm como remanescentes os volantes Renan Pedrada e Robert, além de Fernando Cardozo, à época zagueiro, atualmente no cargo de gerente de futebol.


Fotos: Lucas Delgado