Na tarde de terça-feira, 7 de fevereiro, o Esportivo realizou o primeiro teste mais forte da pré-temporada, iniciada em 30 de janeiro. Jogando no Estádio Antônio David Farina, a equipe do técnico Badico empatou diante do Veranópolis, pelo placar de 0 a 0, e deu as primeiras mostras da equipe que deve entrar em campo na estreia da Divisão de Acesso 2017, para buscar o grande objetivo da temporada: o retorno à elite do futebol gaúcho.

O jogo-treino foi dividido em duas etapas de trinta e cinco minutos cada. No primeiro tempo, Badico colocou em campo um time no 4-4-2, com Luiz Muller; Douglas Tuchê, Fernando Cardozo, João e Diego Saraçol; Douglas T-Rex, Jucemar, Márcio Hahn e Vinícius; Gustavo e Zulu. O Veranópolis utilizou jogadores não-relacioandos para a partida do fim de semana, quando empatou em 0 a 0 com o São José, no Estádio Passo D’Areia, em Porto Alegre.

Na primeira etapa, os times pouco chegaram ao gol. O Veranópolis chegou a ter um gol anulado, e somou duas finalizações. Já o alviazul chegou à frente com mais perigo em uma oportunidade. Nenhuma das três finalizações teve a direção do gol.
Na segunda etapa, o técnico Badico promoveu diversas alterações na equipe. Entre elas, a entrada do goleiro Bernardo no lugar de Luiz Muller, Juninho no lugar de Márcio Hahn, Pedrada no lugar de Tuchê, Jarro no lugar de Gustavo e Leo no lugar de Zulu. No entanto, as trocas não foram suficientes para tirar o zero do placar, mesmo com uma boa chance de gol no final criada pelo Esportivo no final do primeiro grande teste do alviazul na temporada 2017.

Próximo desafio é contra o Juventude

O próximo teste do Esportivo também será um jogo-treino. O alviazul tem programado um confronto contra o Juventude, na próxima terça-feira, 14 de fevereiro. O jogo será realizado às 15h30min, no Estádio da Montanha dos Vinhedos.
Assim como o Veranópolis, o adversário do próximo jogo deve ser composto por jogadores não-relacionados. No domingo, 12, o Juventude encara o Ypiranga, no Alfredo Jaconi. Já no outro fim de semana, também domingo, 19, o adversário é o Novo Hamburgo, no Estádio do Vale.

O Esportivo estreia na Divisão de Acesso na segunda-feira, 6 de março, às 20h, contra o São Luiz de Ijuí, no Parque Esportivo Montanha dos Vinhedos. O alviazul está no grupo A da competição, com São Luiz de Ijuí, Lajeadense, Glória de Vacaria, SER Panambi, Brasil de Farroupilha, Tupi de Crissiumal e União Frederiquense. As duas equipes classificadas para a final garantem vaga na Primeira Divisão do Campeonato Gaúcho de 2018.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário desta quarta-feira, 08 de fevereiro de 2017.