Brasão que remete à taça estilizada busca unificar o clube com a cultura do município

O Clube Esportivo de Bento Gonçalves realizou algumas mudanças criativas em sua imagem, como é o caso dos novos uniformes e do escudo reformulado, que lembra uma taça de vinho, um dos símbolos da vinicultura do município. Além dessa alteração, foi anunciado também que o time passará a comercializar seu próprio rótulo de vinho, espumante e chopp, como uma fonte de novas receitas.

A apresentação das novidades ocorreu nesta segunda-feira, 28 de março, quando o clube recebeu uma série de convidados para mostrar o que estava por vir. Segundo a direção do alviazul, toda ideia por trás desses projetos recentes é estreitar vínculos com a comunidade, ao mesmo tempo em que alternativas são criadas para permitir estabilidade financeira maior.

Geração de renda para o futuro

Durante o evento, o atual presidente do clube, Leocir Glowacki, disse que está trabalhando junto com a direção, a partir de metas, para encontrar alternativas que ajudem a fomentar receita. “O aporte financeiro é indispensável para concretizar o que planejamos para o Esportivo e para que nosso querido clube ocupe a posição de relevância e referência que merece”, pondera.

A ideia por trás dessa nova geração de receita, exterior aos gramados, está em abrir mais possibilidades de investimento para atrair também novos investidores e apoiadores que vejam um futuro dentro do time. De acordo com o clube, a partir disso será possível promover o investimento na equipe principal, a fim de alcançar bons resultados, e manter o trabalho feito nas categorias de base na busca de novos atletas.

O diretor de marketing, Rafael Forati, mencionou durante sua fala na apresentação, que essas novidades são um ponto de partida para uma nova frente de atuação do clube, que sai um pouco dos limites do campo e do gramado. “É uma forma de colocarmos o Tivo cada vez mais presente no dia a dia das pessoas e, sobretudo, de conquistarmos os desejados e necessários recursos financeiros que precisamos para dar continuidade aos trabalhos”, destaca.

Novo design, velha tradição

O novo brasão do Esportivo foi criado com a ajuda de Fabiano Olbrisch, designer e professor na Universidade de Caxias do Sul (UCS), que já trabalhou na criação de outros escudos para clubes em todo Brasil. Segundo ele, a inspiração para o resultado final apresentado nesta segunda foi o “Esportivo de antigamente”, que possuía um estádio no centro da cidade e era mais próximo das pessoas.

Olbrisch diz que com a mudança de estádio para o Montanha dos Vinhedos muitos torcedores deixaram de ir ao campo, e os mais novos não cresceram com a motivação para acompanhar de perto o clube. Portanto, a nova marca tenta ser mais atrativa, emanando a sensação de orgulho por “um escudo do time da cidade”, conforme explica o designer.

O que está chegando:

  • Dois novos escudos do Esportivo, sendo um tradicional, no novo formato, nas cores azul e branco e outro vintage, de cor dourada e a letra “E” em destaque, remetendo a uma folha de parreira;
  • Novos desenhos das camisetas de jogos com os novos brasões e disposição reconfigurada das listas, mas com as mesmas cores;
  • Produtos a serem comercializados em breve com as novas logomarcas, como bonés, xícaras, camisetas, abrigos, entre outros;
  • Espumantes para comercialização, tendo as opções moscatel e brut;
  • Vinho e cervejas com rótulos personalizados seguindo a nova identidade visual do clube.