No início desta semana, o Bento Gonçalves Futsal (BGF) tomou conhecimento dos adversários que terá que enfrentar na Série Ouro de 2022, bem como a tabela de jogos que compõe o calendário do clube para este ano. O campeonato, no qual o time da Capital do Vinho é o atual campeão, começará no dia 11 de junho e se estende até novembro, dia 19.

A equipe de futsal do município tentará, pela primeira vez na história, conquistar o segundo título de campeão em anos seguidos, o bicampeonato. Para isso, terá que passar uma série de confrontos, sendo 19 ao todo, caso consiga erguer a taça novamente.

Outras 12 equipes participantes também buscam levantar o troféu, são elas: o UFSM (Santa Maria), Ferro Carril (Uruguaiana), Lyon Gaúcho (Taquara), Paulista (Pelotas), Barcelona/Macléres (Júlio de Castilhos), Brasil Futsal (Pelotas), União Independente (Santa Maria), Sobradinho, Riograndense (Rio Grande), São José (Cachoeira do Sul), AVGF (Caxias do Sul), além do BGF.

Fases da disputa

A Série Ouro é uma disputa estadual, onde equipes do Rio Grande do Sul disputam nas quadras para ver quem é o melhor do interior do estado. Em um primeiro momento, todos adversários medem forças um com o outro, pois a fase de grupo é contra todos, em que os oito melhores avançam.

Nessa primeira etapa, em 2021, foi onde o BGF mais se destacou, pois conseguiu uma invencibilidade ao não perder nenhum dos jogos, indo para a próxima etapa como primeiro colocado. Depois, a segunda parte do campeonato se dá em jogos de ida e volta, em que o perdedor é eliminado na hora, seguindo assim até sobrar o campeão. O vencedor da Série Ouro garante uma vaga para a Taça Brasil de 2023.

Em quadras fora do RS

Além da disputada estadual, o BGF também possui compromissos para fora de terras gaúchas, mais precisamente em Joinville, Santa Catarina, onde disputará a Taça Brasil de Futsal de 2022. O clube de Bento Gonçalves irá representar o Rio Grande do Sul em uma Divisão Especial, ao lado de equipes renomadas no esporte, como Magnus, Cascavel, Jaraguá e outros. Os jogos serão entre os dias 14 e 20 de agosto.

Ainda há um terceiro campeonato do qual o BGF participará, a Copa RS de Futsal. Essa tem seu começo agendado para 14 de maio, já com as oitavas de final. No último ano, a equipe comandada pelo técnico Vaner Flores também venceu essa competição, sendo sua segunda conquista de 2021.

Confira o calendário:

11/06 – BGF x UFSM – Bento Gonçalves
18/06 – Ferro Carril x BGF – Uruguaiana
25/06 – BGF x Lyon Gaúcho – Bento Gonçalves
09/07 – Paulista x BGF – Pelotas
16/07 – Brasil Futsal x BGF – Pelotas
23/07 – BGF x Barcelona/Macléres – Bento Gonçalves
30/07 – União Independente x BGF – Santa Maria
06/08 – BGF x Sobradinho – Bento Gonçalves
13/08 – Taça Brasil – Joinville-SC
20/08 – Taça Brasil – Joinville-SC
27/08 – Riograndense x BGF – Rio Grande
03/09 – BGF x São José – Bento Gonçalves
10/09 – AVGF x BGF – Caxias do Sul
08 e 15/10 – Quartas de Final
22/10 e 05/11 – Semifinal
12 e 19/11 – Final