Como lidar com a criança com Síndrome de Down?
O bebê com Síndrome de Down herda, como qualquer outro, as características de seus pais e, também como qualquer outro, se desenvolverá à medida que o meio favoreça o seu desenvolvimento. O bebê que é estimulado desde cedo apresenta respostas cognitivas e emocionais infinitamente melhores ao longo de sua vida. Para ajudar no seu desenvolvimento, os profissionais essenciais para a criança com Síndrome de Down são:
Pediatra: verifica o desenvolvimento geral da criança Fonoaudióloga: é ela quem vai auxiliar com as dificuldades de motricidade oral decorrentes da flacidez muscular.
Fisioterapeuta: colabora com a estimulação cognitiva e com o desenvolvimento muscular da criança.
Psicopedagoga: ela ensina aos pais as brincadeiras ideais para cada fase do bebê e atende a família como um todo.

Como lidar com a criança com Síndrome de Down na escola?
O currículo deve ser flexibilizado para a criança com Síndrome de Down, que pode ou não ser acompanhada por um mediador na sala de aula. Sua avaliação é diferente: o professor acompanha as etapas de sua evolução ao longo do ano, sempre o comparando com ele mesmo, dentro de suas potencialidades. É importante lembrar que existe, sim, uma deficiência intelectual. O professor deve levar em consideração que a criança não possui um equipamento biológico capaz de competir com os outros alunos de sua idade.

Para não esquecer!
Foi-se o tempo em que a Síndrome de Down era vista como uma espécie de condenação: o indivíduo sempre dependeria de sua família para viver. Hoje, não só a sua expectativa de vida é alta, como os jovens com Síndrome de Down que frequentam a escola podem ser encaminhados a programas de qualificação. Portanto, o ideal é que se trabalhe a inserção deles no contexto social, de forma que eles próprios encontrem e conquistem seu espaço.

Dica de leitura para pais e professores

livro Inclusão escolar de crianças com síndrome de Down – Maria Antonieta M. A. Voivodic

livro Meu amigo down – Cláudia Werneck