Os três vencedores da primeira edição do Concurso de Redação, alusivo aos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher de Bento Gonçalves foram divulgados nesta quinta-feira, 9 de dezembro, pela Coordenadoria da Mulher e pelo Centro Revivi. Com a temática “Educação e cultura: os caminhos para a prevenção da violência contra a mulher”, estudantes das séries finais do ensino Fundamental das redes municipal, estadual e privada de ensino encaminharam seus trabalhos para avaliação.

As obras premiadas foram escritas pelos estudantes Gianlucas Marcolin, do Colégio Estadual Landell de Moura (1º lugar), Maria Caldeira, do Colégio Marista Aparecida (2º lugar) e Mariah Blankenburg, também da escola Marista, que ficou com a terceira colocação.

De acordo com a coordenadora da Coordenadoria da Mulher e Centro Revivi, Patrícia Da Rold, o concurso de redação serviu para aproximar dos adolescentes e conhecer como essa faixa etária enxerga a temática que envolve a defesa da mulher. “A fase da adolescência já demonstra uma construção inicial de valores, de reflexões e de opiniões, e a temática da redação vem de encontro aos objetivos de escutar essa faixa etária e como ela se posiciona em relação à violência contra a mulher. Essa ponte nos permite conhecer um pouco melhor de como essas gerações enfrentaram essa realidade”, explica.

A entrega das premiações está marcada para ocorrer na sexta-feira, 10, a partir das 9h, na Fundação Casa das Artes. Durante o evento, os presentes poderão conferir uma exposição das redações produzidas, as quais ficarão em evidência pelos próximos 15 dias.