Em solenidade pelo Dia do Professor, comemorado no dia 15 de outubro, o governo do Estado fez uma homenagem aos profissionais da área, nesta quarta-feira (26) no Palácio Piratini, com a presença do governador José Ivo Sartori e do secretário da Educação, Luís Antônio Alcoba de Freitas. Na ocasião, os professores Ivan Nunes Gonçalves, de Arroio Grande, e Juride Aparecida Luz de Quadros, de Sertão Santana, e as escolas estaduais Anselmo Luigi Piccoli, de Bento Gonçalves, e Gomes Carneiro, de Porto Alegre, receberam menção honrosa pelo trabalho em prol da comunidade.

Durante o evento, a Secretaria da Educação (Seduc) assinou um convênio com o Banrisul para a concessão de financiamento para professores enquadrados no Programa Professor Digital (regulamentado pelo Decreto nº 46.820/2009). A iniciativa permitirá que profissionais da área da educação possam adquirir notebooks e chromebooks com preços reduzidos e financiados em até 36 vezes, por meio de linha de crédito especial do banco. O convênio tem vigência de seis meses.

“Ser reconhecido é sempre bom. O professor é quem dedica sua vida a ensinar e formar pessoas. É o maior agente de transformação da sociedade”, afirmou o governador. Sartori lembrou o longo período em que também foi professor, e destacou a importância do convívio com os jovens, o diálogo e o compartilhamento de ensinamentos. “A escola também era o lugar para os debates. Era na sala de aula que emergiam as diferenças, os projetos para o futuro e se formava a consciência política e social de cada um. Quem ensina também aprende”, garantiu Sartori.

O governador citou, ainda, a importância das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipaves) nas escolas. Das 2,5 mil escolas do Estado, cerca de 2 mil já constituíram suas comissões.

O secretário Alcoba agradeceu o empenho diário dos professores na busca de uma educação de qualidade. “A escola funciona bem quando há um engajamento dos diretores, professores, pais, alunos e funcionários. Mesmo com as dificuldades que enfrentamos, o que podemos fazer é valorizar e destacar o trabalho que os professores fazem junto aos estudantes e comunidades”, afirmou.

A professora e diretora da Escola Anselmo Luigi Piccoli, Tânia Regina Ducatti Sasso, com 34 anos de atuação na rede pública de ensino, falou em nome dos homenageados e destacou o esforço e dedicação diários de todos os profissionais da educação. “Somos o meio de campo entre a formação e a entrega de nossos jovens à sociedade. Nosso foco é promover a educação com práticas de gestão reconhecidas pela comunidade e por nossos estudantes. Nosso trabalho é sempre feito com amor e planejamento”, enfatizou.

*Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul.