Cerca de 1.200 empresas do setor vinícola do Rio Grande do Sul poderão ser beneficiadas, graças à inclusão do de vinícolas, cervejarias artesanais e cachaçarias no Simples Nacional, sancionada pelo presidente Michel Temer nesta quinta-feira, 27. Uma comitiva formada por empresários e associações do setor de Bento Gonçalves e Garibaldi está em Brasília, no Palácio do Planalto, onde acompanhou a sanção.

A medida, conforme o diretor executivo do Instituto Brasileiro do Vinho (IBRAVIN), Diego Bertolini, é um marco na história do setor vinícola. “Com isso, novas empresas poderão ser formalizadas, o que gera novos empregos e aquece a economia”, destaca.

Além de incluir novos segmentos no regime, a atualização amplia o limite de faturamento de R$ 3,6 milhões para R$ 4,8 milhões e cria as Empresas Simples de Crédito para facilitar o acesso ao crédito para as micro e pequenas empresas (MPEs).
Durante a cerimônia que oficializou a proposta, a comitiva apresentou ao presidente novas demandas do segmento. “Tratamos também da redução do IPI de 10% para 8%, o que vai aumentar a competitividade do setor”.

Para o prefeito Guilherme Pasin, a conquista é de grande importância para Bento Gonçalves. “A medida vai incentivar a permanência e o crescimento das empresas no mercado, beneficiando toda a cadeia produtiva. Isso é muito importante para o município, que tem em sua economia uma grande representatividade do setor vinícola”.