Os lobos sempre cavam o terreno em que vivem. Esse ato está relacionado ao preparo da cama, ao aquecimento, ao resfriamento, à marcação de território e aos cheiros. Mesmo não vivendo mais em um ambiente selvagem, os cães repetem esse comportamento.

Provisões enterradas

Por que cachorro cava o sofá, a cama, a areia e a terra? Isso pode ocorrer quando ele recebe uma guloseima e quer guardá-la para depois. Então, ele “enterra” o petisco no sofá para procurá-lo quando estiver com fome.

Isso explica por que as brincadeiras de esconder são superestimulantes para o cachorro. Encontrar tesouros espalhados pela casa ajuda o pet a se entreter e é uma ótima forma de enriquecimento ambiental.

Preparação da cama

Por que cachorro cava o sofá, gira e deita? Nesse caso, ele está preparando a cama, deixando-a mais confortável para dormir melhor.

Se o peludo já tem uma caminha, mas prefere o sofá, tente entender o que há de errado com ela. Será que está em um lugar muito movimentado ou o cão prefere a coberta que fica no sofá?

Identificando o que pode estar incomodando o cachorro a ponto de ele não usar a caminha, fica mais fácil corrigir o problema e fazer com que ele arranhe o próprio objeto em vez do sofá!

Temperatura inadequada e excesso de energia

Por que cachorro cava o sofá a ponto de fazer um buraco nele? Para essa situação, existem basicamente duas explicações: temperatura ambiente ou excesso de energia que não foi gasta.

No caso da temperatura, o dia pode estar quente ou frio demais. O cachorro cavando ajusta o calor ambiente e dorme mais quentinho ou refrescante. Se está quente, a camada superficial é retirada, o que deixa a cama mais fria.

No caso de um dia mais frio, ao cavar, ele esquenta tanto o corpo, quanto a superfície, já que gasta energia e provoca atrito no tecido. De uma forma ou de outra, colocar a caminha em um local mais quentinho ou mais fresquinho pode resolver esse problema.

Caso a questão seja o excesso de energia, a resolução é gastá-la. Cães mais energéticos precisam de atividades rotineiras para não destruir tudo que avistam pela frente. Sem ter o que fazer, um cachorro estressado pode roer objetos e cavar o sofá até chegar ao fundo.

Os passeios devem ocorrer pelo menos duas vezes ao dia. Se o tutor não dispõe de tempo para isso, deve considerar uma creche canina e um excelente enriquecimento ambiental. Caso contrário, terá prejuízo com os móveis por causa de um cachorro ansioso.

Futuras mamães cavam para fazer os ninhos ficarem perfeitos.

As cachorrinhas que estão prestes a dar à luz aos filhotes podem cavar o sofá para fazer os ninhos. Eles acomodam melhor os filhotes, aquecem, escondem os cheiros e abafam os sons, o que é muito importante para prevenir os ataques de predadores.

É claro que, na atualidade, não existem tais predadores, ainda mais em um lar. Mesmo assim, o instinto pode falar mais alto e fazer com que a cachorrinha cave o sofá.

Se esse for o caso, tente ajudar a cachorra a escolher um ninho mais adequado. Forneça um local tranquilo e faça uma toca para ela e os bebês. Um canto mais escuro e fechado pode resolver esse problema.

Gravidez psicológica

A gravidez psicológica é um distúrbio hormonal que acontece nas cachorras em torno de dois meses após o término do cio. Elas realmente acham que estão grávidas e preparam o ninho para dar à luz. Além disso, elas engordam, produzem leite nas tetinhas e adotam brinquedos ou pedaços de pano como filhotes.

Se a sua peluda está com esses sintomas, procure atendimento veterinário para ajudá-la e considere castrá-la, pois ela tem maior chance de desenvolver a piometra.

A piometra é uma infecção uterina grave que acomete as cachorras não castradas de meia-idade ou idosas. Pode ser de diagnóstico tardio, quando não há corrimento vaginal. Em geral, o tratamento evolui para a cirurgia de castração de emergência.

Demarcação de território

Os coxins dos cães (as almofadinhas das patinhas) possuem glândulas que produzem um cheiro único para cada animal chamado de feromônios. O cachorro cavando sofá pode querer deixar o odor ali.

Ansiedade de separação

A ansiedade de separação acontece quando o pet é muito ligado ao tutor que precisa se ausentar da casa. Um cão estressado late desesperadamente, cava a porta na tentativa de ir atrás do tutor, uiva, rói e destrói a mobília.

Seja qual for a forma que o cão expressa esse sentimento, ele precisa de ajuda de um profissional especializado em comportamento canino. Raramente, o tutor consegue reverter esse problema sozinho.

Fonte: www.petz.com.br / Reprodução