Observar como está a saúde do bichano diariamente é um dever de todo tutor. Afinal, esse pet é mestre em disfarçar quando não está bem, mas pequenos detalhes o delatam. Por isso, preste atenção! A resposta para “por que gato deita na caixa de areia” pode ser uma doença!

Será que o gato está doente?

O bichano pode até tentar esconder, mas quando ele deita na caixa de areia sem nunca ter feito isso, é possível pensar que se trata de alguma doença, já que é uma mudança comportamental muito radical para um gatinho.

Doenças urinárias

Quem já teve cistite sabe: parece que a vontade de urinar nunca passa. Se esse for o problema do bichano, pode explicar por que gato deita na caixa de areia.

Já que ele faz xixi toda hora, o gato deitado na caixa de areia é uma “saída” inteligente, pois evita o risco de ter que sair correndo de onde estiver.

Além da vontade constante de urinar, os sintomas incluem as idas improdutivas até a caixa de areia, ou seja, o gatinho vai ao banheiro, mas não faz xixi. Ele pode sentir dor, por isso, vocaliza enquanto tenta urinar e, às vezes, até tem sangue na urina.

A cistite é comum nos felinos. No geral, é causada por estresse e também por uma infecção urinária. Sendo assim, ao receber o diagnóstico de cistite, além de medicar o bichano, procure o que pode estar estressando-o.

Doenças no intestino

Alteração na urina é sempre cogitada quando se trata de um gato, mas, em vez do xixi, ele pode estar com problemas nas fezes, o que também explica por que gato deita na caixa de areia.

Mesmo sendo incomuns, dores de barriga podem deixar o gato fazendo xixi deitado na liteira. Dessa forma, ele evita “acidentes” e diminui a chance de se sujar.

Nesse caso, observe se o gato deitado na liteira aparece junto de fezes pastosas, moles, com sangue ou aquela improdutividade comentada anteriormente: o bichano vai até a caixa de areia, fica na posição de defecar, mas não sai nada.

Isso indica que o pequeno está com vontade de defecar e com a sensação que ainda tem o que sair. Ele pode estar obstruído, e o coco não sai porque não tem como sair.

Obstrução intestinal

A obstrução intestinal acontece quando alguma coisa impede que as fezes sigam o caminho para o ânus e saiam para o meio externo. As causas mais comuns são: corpos estranhos, tumores e fecaloma.

A ingestão de corpos estranhos pelos gatos não é comum, mas não quer dizer que não possa acontecer! Em geral, são fios que os pets gostam de brincar e acabam engolindo. Por isso, não dê brinquedos com linhas aos bichanos.

Outro corpo estranho comum no felino é o plástico. Ao brincar com as sacolas plásticas, o bichinho pode acabar com uma grande obstrução intestinal. Por isso, não dê, nem o deixe chegar perto delas!

Linfoma e fecaloma

Os tumores podem ser causados pelo vírus da leucemia felina. Eles são chamados de linfomas intestinais. O fecaloma ocorre quando as fezes ficam duras como pedras e obstruem o trânsito intestinal.

Outros problemas que fazem o gato deitar na liteira

Não são só as doenças que podem fazer o bichano deitar na caixa de areia. Ele pode estar defendendo um recurso. Isso acontece com a chegada de um novo animal ou bebê na família. O tutor pode ver o gato dormindo na caixa de areia.

Ele pode achar que terá que dividir a caixa de areia com esse novo membro, negando-se e defendendo a liteira, como quem diz: “a caixinha de areia é só minha!”.

Com a chegada de um novo gato, aumente a quantidade de liteiras. A fórmula correta para a quantidade de caixas de areia é número de gatos + 1, ou seja, para 2 gatos, 3 liteiras, e assim por diante.

Falta de sossego

Caso a cama do bichano fique em algum lugar agitado, cheio de gente ou animal passando o tempo todo, ele pode buscar a caixa de areia como um local tranquilo e afastado dessa área atribulada e com muitas informações que não o deixam descansar direito.

Fonte: www.petz.com.br/blog / Reprodução