Um levantamento recente realizado pelo Sebrae revelou que Microempreendedores Individuais (MEIs) e micro e pequenas empresas estão enfrentando um cenário preocupante de endividamento e inadimplência. De acordo com os dados da pesquisa “Pulso dos Pequenos Negócios”, a inadimplência saltou de 23% para 27% em março deste ano, em comparação com o mesmo período de 2023.

O estudo também aponta que o comprometimento dos microempreendedores individuais e dos proprietários de micro e pequenas empresas atingiu 30% dos custos desses segmentos. Além disso, apenas quatro em cada dez empreendedores que buscaram empréstimos nos bancos obtiveram sucesso, principalmente devido à inadimplência e à falta de garantias exigidas.

Segundo os dados coletados, um dos principais desafios enfrentados pelos empreendedores foi o aumento dos custos operacionais, com sete em cada dez relatando um aumento nas despesas. Essa situação tem gerado dificuldades para repassar esses custos para os clientes, impactando ainda mais a saúde financeira dos negócios.

A pesquisa “Pulso dos Pequenos Negócios” foi realizada entre o final de fevereiro e o início de março, ouvindo um total de 6.797 empreendedores, dos quais 55% eram MEIs.