Atividade contou com a presença de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e nutricionistas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo

Nesta semana, dias 20 e 21, Bento Gonçalves recebeu o 1º Encontro Internacional de Neonatologia – Serra Gaúcha. O evento, realizado pelo Tacchini Sistema de Saúde, reuniu mais de 200 profissionais de saúde, incluindo médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e nutricionistas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Durante dois dias, os profissionais tiveram a oportunidade de acompanhar palestras com especialistas de saúde com referência nacional e internacional no atendimento de prematuros. Entre eles, estão o Dr. Guilherme Sant’anna, professor titular de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade McGill em Montreal, no Canadá; o Dr. Sérgio Tadeu Martins Marba, neonatologista e professor titular do Departamento de Pediatria da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Consultor do Portal de Boas Práticas do Ministério da Saúde; e a fisioterapeuta intensivista da UTI neonatal do Hospital Materno Infantil de Brasília, Sabrina de Sousa Freire.

No último dia de evento, ocorreu ainda um workshop sobre Bubble CPAP, estratégia de ventilação não invasiva para recém-nascidos com síndrome do desconforto respiratório infantil. Nesta quarta-feira, 22, o mesmo tema será abordado de forma exclusiva para os profissionais de saúde do Hospital Tacchini.

UTI Neonatal do Tacchini

A inauguração da UTI Mista Infantil (Pediatria e Neonatologia) no Hospital Tacchini ocorreu em 1988. No mesmo espaço, eram atendidos recém-nascidos e crianças até 14 anos. A partir da ampliação e modernização ocorrida em 2013, os setores especializados foram separados com a finalidade de qualificar ainda mais o atendimento, tornando-se referência para a Serra Gaúcha.

Atualmente, a UTI Neonatal do Tacchini possui 10 leitos para realizar o atendimento de recém-nascidos de alto risco, prematuros ou que necessitam de cuidados especiais, incluindo acompanhamentos pós-operatórios. Com equipamentos específicos de última geração e uma equipe multiprofissional capacitada para prestar a melhor assistência aos bebês, o setor busca oferecer suporte emocional à família, prezando por um atendimento humanizado.

Foto: Alexandre Brusa/ Divulgação