A tradicional encenação da Paixão de Cristo promete emocionar os fiéis, no Morro da Cruz do Salgado, em Bento Gonçalves. A atividade, que chega a sua 44ª edição, será realizada na Sexta-feira da Paixão, 7 de abril. A procissão terá início às 18h, em frente à igreja São Pedro, do Salgado, até o Morro da Cruz, onde acontece a encenação da paixão e morte de Jesus.

Os trabalhos de preparação iniciaram muito antes da encenação. “Os preparativos começaram há quase três meses, com reuniões mais estratégicas. Os ensaios da encenação há um mês e meio, todos os domingos. O grupo sofre alterações de um ano para outro. Neste, por exemplo, temos umas 15 pessoas novas. Somos entre 55 e 65 participando, destes, alguns são protagonistas, outras compõem o cenário e a parte técnica”, salienta Vinícius Rosalen, que participa há 13 anos do grupo e faz o papel de Jesus. Ele conta que o grupo tem o apoio da Paróquia Santo Antônio, em especial, dos padres, voluntários e da comunidade em geral.

Rosalen pontua que a paixão, morte e ressurreição de Jesus é um dos momentos mais importantes para o cristianismo. “Na encenação marcamos apenas a paixão e morte, fazendo a preparação para a ressurreição que acontece em cada comunidade nos sábados e nos domingos, conforme a programação das missas. Mas os momentos mais marcantes, relatados pelas pessoas que nos assistem, é a caminhada para a crucificação até a entrega nos braços de Maria, após retirado da Cruz”, considera.

Além desta, também há a encenação da Paixão de Cristo no Vale dos Vinhedos. A atividade será realizada a partir das 19h, na comunidade Nossa senhora de Lourdes, na Linha Ceará da Graciema. A entrada é gratuita, mas quem puder poderá contribuir com 1kg de alimento não perecível.