O exame nacional que avalia o desempenho dos estudantes em cursos técnicos e superiores foi agendado para o mês de novembro deste ano. A prova deveria ter sido aplicada em 22 de novembro do ano passado. No entanto, em decorrência da situação do novo coronavírus, a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior optou pelo adiamento.

Agora, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) espera aplicar a prova para 470 mil estudantes de 30 cursos que compõem o chamado Ano II do Ciclo Avaliativo. Apesar de divulgado o mês de realização da prova, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) disse que a data pode voltar a ser alterada em função da evolução da crise sanitária decorrente da pandemia da covid-19. O edital deve ser publicado em junho.

Aplicado desde 2004, o Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de bacharelado e superiores de tecnologia em relação às diretrizes curriculares, bem como o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias à formação geral e profissional e o nível de atualização dos estudantes em relação à realidade brasileira e mundial. No ano passado, cerca de 470 mil estudantes de cursos vinculados a 30 diferentes áreas que compõem o chamado Ano II do Ciclo Avaliativo do exame deveriam ter participado das provas.

Licenciatura

– Artes visuais
– Ciência da computação
– Ciências biológicas
– Ciências sociais
– Educação física
– Filosofia
– Física
– Geografia
– História
– Letras – inglês
–  Letras – português
– Letras – português e espanhol
– Letras – português e inglês
– Matemática
– Música
– Pedagogia
– Química

Bacharelado

– Ciência da computação
– Ciências biológicas
– Ciências sociais
– Design
– Educação física
– Filosofia
– Geografia
– História
– Química
– Sistemas de informação

Tecnológico

– Tecnologia em análise desenvolvimento de sistemas
– Tecnologia em gestão da tecnologia da informação
– Tecnologia em redes de computadores