Jardim Urbano para viver e trabalhar

O Viverone Garden chega a Bento Gonçalves para renovar a paisagem do Bairro São Bento, criando um espaço humanizado totalmente novo, aberto e no meio da cidade. O empreendimento de 24 mil m² resgata a liberdade do passado aliada à modernidade que os dias atuais exigem, impactando na vida das pessoas com a estreia de novos conceitos arquitetônicos e funcionais. Com entrega prevista para 2024, o empreendimento assinado pelo engenheiro Paulo Pompermayer, vai mudar o cenário da Avenida Planalto (antiga instalações da Apae), com uma obra que sai do convencional, trazendo movimento e sensação de liberdade, com traços de arte e natureza. O investimento deve gerar um volume de negócios na ordem de R$ 130 milhões.

O e-book Santa Clara

A Cooperativa Santa Clara elaborou o e-book Especial Queijos, recheado de informações sobre variedades, dicas, harmonizações e receitas deliciosas. Foram escolhidos 49 tipos de queijos, contemplando os frescos Minas e Ricota, passando pelos tradicionais Colonial, Lanche e Sansoe, até os intensos como Azul, Gruyère e Parmesão, nas diferentes versões que o consumidor pode encontrar nos pontos de vendas. Além das informações próprias sobre origem, harmonização e dicas, cada queijo escolhido ganhou uma receita inédita assinada pelo chef Gabriel Lourenço. O e-book está disponível para download no site da Santa Clara: www.coopsantaclara.com.br/especialqueijos

Unificando compra de insumos

Desde 2016, as cooperativas Garibaldi, Cairú, Nova Aliança, Pradense e São João mantêm um programa unificado de compra de insumos, conhecido como Central de Compras. Produtos como fertilizantes, fungicidas, herbicidas, inseticidas e pequenos equipamentos são adquiridos por cerca de 650 famílias associadas anualmente. O projeto foi instituído para melhorar a qualidade das uvas, através da compra assessorada pelos técnicos das cooperativas, e garantir a segurança dos frutos, já que são adquiridos produtos com maior eficiência e menor probabilidade de deixarem resíduos. Com a compra coletiva evita-se a aquisição de produtos sem registro no Ministério da Agricultura. O abatimento nos custos chega a 10%, uma condição que, sozinhos, dificilmente os produtores conseguiriam.

Promoção de produtos orgânicos

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento lançou recentemente a 17ª Campanha Anual de Promoção do Produto Orgânico, cujo tema deste ano é ‘Alimento Orgânico: Sabor e Saúde em sua Vida’. A campanha busca informar os consumidores sobre como são produzidos os orgânicos, como identificar esses produtos nas feiras e nas prateleiras dos supermercados, bem como sobre as formas de controle existentes para a prevenção de fraudes. A boa notícia é que a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), estará destinando R$ 3 milhões para assistência técnica aos produtores de orgânicos.

Diferentes terroirs da América Latina

Um grupo de técnicos de Viticultura e Enologia da América Latina se uniram para falar da qualidade e da diversidade da safra e dos vinhos elaborados nesses terroirs. A distância entre eles, não impediu que enólogos da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Peru e Uruguai se encontrassem de modo on-line para compartilhar suas experiências e conhecimento. O encontro ‘Directo del Viñedo Vendimia 2021 em Lationoamerica’, realizado no dia 14 de julho, possibilitou aos profissionais desses seis países avaliar como foi a vindima de 2021.

Aplicativo Agas Total

Desde o início de junho, a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), disponibiliza o aplicativo Agas Total para auxiliar, além do supermercadista, todo o setor varejista gaúcho. A ferramenta pode ser baixada e utilizada gratuitamente por usuários de diversos segmentos através da App Store, para sistemas iOS, e do Google Play, para sistemas Android. O app agiliza a busca por fornecedores de produtos, equipamentos e serviços, contando com uma vasta gama de empresas de diversos segmentos.