Loja Aurora no Vale dos Vinhedos

Vinícola Aurora abriu novo espaço no Vale dos Vinhedos inserido junto à terceira unidade da empresa, instalada em 2019. O local disponibiliza exclusivamente os vinhos e espumantes da linha Aurora, dos sucos de uva integral tradicional e orgânico. Além do ponto de venda no Vale dos Vinhedos, a Vinícola Aurora segue oferecendo visitação gratuita, minicursos de vinhos e degustação na matriz, no bairro Cidade Alta. A nova loja no Vale dos Vinhedos oferece ainda degustação orientada com rótulos premium da marca. A experiência de cerca de 1 hora contempla o espumante Aurora I.P. Pinto Bandeira Extra Brut e os recém-lançados vinhos Gioia Merlot 2018 D.O. Vale dos Vinhedos, Aurora 90 Anos e Millésime Cabernet Sauvignon 2018, que em breve estará em todo o país. O valor da degustação é de R$ 90 e inclui uma taça de cristal como lembrança. A região recebe, em média, 400 mil visitantes por ano, sendo a alta temporada nos meses de junho a agosto, segundo dados da Associação dos Produtores de Vinhos finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale).

Exportação de vinhos e espumantes

O desempenho na exportação de vinhos e espumantes no ano passado, apesar do volume pequeno, foi positivo, mesmo diante de uma pandemia global e todos seus entraves. Diante da necessidade de promoção do setor no mercado externo, a Uvibra, a Apex-Brasil e o Ministério das Relações Exteriores assinaram um protocolo conjunto de apoio, com vigência de 24 meses, que prevê diversas medidas alinhadas ao mesmo propósito. O ato ocorreu na sexta-feira, 9 de julho, durante jantar realizado na Vinícola Miolo, com a presença do Presidente da República, Jair Bolsonaro. Nos quatro primeiros meses de 2021, 1,9 milhões de litros de vinhos finos brasileiros saíram do país, ou seja, 169,23% a mais que no mesmo período de 2020. Com a exportação de 879 mil litros, o suco de uva teve um aumento de 239,16%. Assim mesmo está longe de alcançar o desempenho de 2019 quando o volume foi de 1,02 milhões de litros.

Obra de arte ao Dia Mundial do Leite

A Santa Clara, a mais antiga cooperativa de laticínios em atividade no país, celebrou o Dia Mundial do Leite (1º de junho), com o tema Arte e Solidariedade. A Cooperativa foi apoiadora de uma ação organizada pelo programa Beba Mais Leite e a Tetra Pak e fez a doação de leite para instituições beneficentes gaúchas, entre elas o Lar do Ancião de Bento Gonçalves. Ainda integrando a iniciativa foi adquirida uma Caixa de Leite assinada pelo artista plástico Rogério Fernandes, que ficará exposta de forma itinerante nas unidades da Santa Clara. A obra de arte tem como temática a Fé e possui 1,70m de altura.

Custo no transporte bate recorde

O aumento dos principais insumos do transporte rodoviário de cargas – combustível, veículos e mão de obra, teve vigoroso aumento nos últimos 12 meses. Conforme a Associação Nacional de Transporte de Cargas e Logística (NTC), o aumento nos custos foi de 24,98% para o transporte de carga lotação e de 22,32% para carga fracionada. Este último é recorde em 26 anos, ou seja, desde agosto de 1995. Para o SETCERGS, as variações de preços são significativas. Somente nos últimos 9 meses, lubrificantes tiveram aumento de 60%, pneus e peças de reposição de 35%. Diante do quadro, a entidade recomendou aos seus associados que o valor do frete tenha um reajuste de 12%, não para aumentar o faturamento, mas para manter a saúde financeira das transportadoras.

Crédito para micro e pequenas empresas

O Diário Oficial da União publicou na quarta-feira, dia 7, Medida Provisória (MP) que cria o Programa de Estímulo ao Crédito (PEC), diferente de outra MP já editada pelo Governo, a 992/20, que cria o Programa de Capital de Giro para Preservação de Empresas (CGPE). A nova MP tem como alvo apenas micro e pequenas empresas, produtores rurais e microempreendedores individuais, sejam pessoas físicas ou jurídicas, com receita bruta anual de até R$ 4,8 milhões.