Na última sexta-feira, 2 de junho, o salão de Atos do IFRS – Campus Bento Gonçalves sediou duas palestras sobre fungicultura, o cultivo de cogumelos. O evento, realizado em parceria entre a EMATER e o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), contou com a participação de aproximadamente 70 pessoas vindas de diferentes cidades da região, interessadas em aprofundar seus conhecimentos nessa prática.

A primeira palestra foi ministrada pelo Engenheiro Agrônomo da EMATER, Ari Henrique Uriartt, que possui uma vasta experiência na área. Uriartt abordou diversos temas relacionados à biologia dos fungos, sistemas de cultivo e manejos geral. Os participantes tiveram a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos teóricos e práticos, aprendendo sobre as técnicas mais eficientes para obter sucesso no cultivo de cogumelos.

A segunda palestra foi conduzida por Bruno Pedron, estudante de agronomia e produtor rural, que compartilhou sua experiência prática no cultivo de cogumelos em sua própria propriedade. Pedron trouxe insights valiosos para os participantes ao discutir os desafios enfrentados no processo de cultivo e compartilhar dicas e estratégias utilizadas para alcançar resultados satisfatórios.

O evento reuniu pessoas interessadas em diferentes aspectos da fungicultura, desde estudantes, professores e técnicos até agricultores. A diversidade do público enriqueceu as discussões e possibilitou a troca de experiências entre os participantes.

A realização desse evento foi uma iniciativa conjunta da EMATER, com o objetivo de promover o desenvolvimento rural e disseminar boas práticas agrícolas, e do IFRS – Campus Bento Gonçalves, que busca fortalecer a relação entre a academia e o setor produtivo. A parceria entre as instituições resultou em um evento de qualidade, com palestrantes renomados e uma abordagem abrangente sobre o tema.

O sucesso do evento evidencia o crescente interesse pela fungicultura na região, bem como a importância de promover espaços de aprendizado e compartilhamento de conhecimentos nessa área. O engajamento dos participantes e a representatividade de diversas cidades refletem a relevância do tema e a busca por alternativas sustentáveis e economicamente viáveis na agricultura.

Neiton Perufo, extensionista rural da EMATER de Bento Gonçalves, ressaltou a importância dessas iniciativas para a região: “Eventos como esse são fundamentais para promover a troca de conhecimentos, capacitar produtores e disseminar as boas práticas na fungicultura. Estamos orgulhosos em realizar esse evento e contribuir para o desenvolvimento dessa área tão promissora”, disse.

Fonte: Assessoria de Imprensa do IFRS