Sommelier e docente do Senac Bento Gonçalves apresenta combinações para degustar nos dias frios

No inverno, estação em que as temperaturas caem e a busca por conforto se intensifica, a harmonização de vinhos ganha um papel de destaque. Nada como a combinação perfeita entre uma taça generosa de vinho e um prato que aqueça o corpo e a alma. Nesse cenário, mergulhar nas nuances de sabores e aromas se torna uma experiência única, capaz de transformar cada gole em uma verdadeira jornada de prazer.

Confira cinco dicas que a sommelier e docente do Senac Bento Gonçalves, Patrícia Possamai, preparou para harmonizar vinhos e pratos e aproveitar o inverno com todo o sabor que essa estação proporciona.

1 – Fondue de queijo: para o clássico com queijos à base de Gruyère, Gouda e Emmental, o ideal é um vinho branco da uva chardonnay com boa acidez para equilibrar com a gordura do fondue;

2 – Capeletti in Brodo: para a sopa tradicional da Serra Gaúcha, o ideal é um tinto leve como um merlot ou um sangiovese. Lembrem-se que quanto mais aromático e saboroso for o caldo, mais aromático e saboroso precisa ser a bebida;

3 – Carnes Vermelhas: para acompanhar carnes vermelhas, a indicação é um malbec ou syrah – tintos encorpados e com taninos marcantes, para equilibrar com a suculência da carne.

4 – Feijoada: quem disse que feijoada só combina com cerveja ou caipirinha? Experimente harmonizar com espumante brut ou nature, que limpam completamente a gordura do prato e deixam um gostinho de quero mais.

5 – Massas: nesse caso, a sommelier afirma que o que define a harmonização é o tipo de molho e não a massa. Os mais condimentados e gordurosos pedem vinhos tintos, com taninos macios e boa acidez. Molhos mais leves combinam com rosés, brancos e espumantes. A dica é: se optar por molho vermelho, vá de tinto; se optar por molho branco, vá de branco ou rosé.

Aprendizado com sabor

Para aqueles que desejam se aprofundar no universo dos vinhos, o Senac Bento Gonçalves está com inscrições abertas para o curso de Sommelier. As aulas têm início no dia 16 de agosto e serão realizadas nas quartas e quintas-feiras, das 19h às 22h. Inscrições e mais informações, acesse o site da instituição de ensino, ou entre em contato pelo telefone (54) 3452-4200 ou WhatsApp (54) 99269-3594. A escola está localizada na rua Silva Paes, 415, no bairro Cidade Alta.