Além disso, comunidade e autoridades do município e da região conferiram os trajes das soberanas da Festa de Abertura da Vindima

Monte Belo do Sul vivenciou dois momentos importantes para o município na última sexta-feira, 11, no ginásio da Escola Estadual de Ensino Médio Pedro Migliorini. Inicialmente, foram premiados os ganhadores do projeto ‘Produzindo Música em Talian na Escola’ e, após, foram apresentados os trajes da corte da 8° edição da Festa de Abertura da Vindima.

Mantendo a cultura

O concurso ‘Produzindo Música em Talian na Escola’, foi criado por meio de um edital do governo estadual que visava beneficiar ‘Expressões Culturais’. O valor recebido foi de R$77.450,00. O objetivo do projeto era que os alunos criassem letras em Talian e os arranjos musicais fossem montados de acordo com as características do folclore e, posteriormente, serem gravados áudios e vídeos. Ao total, 12 alunos concorreram a premiação. Do 12º ao 7º colocado, cada um recebeu uma medalha e um certificado. A partir da 6ª colocação, o estudante também recebia prêmio em dinheiro.


As seis letras das músicas foram escolhidas por um corpo de jurados com grande conhecimento da língua Talian. O professor Leonir Razador foi um deles. “A preocupação da análise das canções era com as letras e a veracidade daquilo que dizia. A redação do Talian não é fácil, já que há palavras que podem ser ditas de várias maneiras. E é necessário respeitar, porque estas expressões surgiram das famílias que criam estes alunos. Por isso, foi construído um grupo que respeitasse essas origens e foi feita uma análise do conteúdo e da grafia. Hoje, o Talian conta com um dicionário, já tem gramática e podemos nos inspirar neste sentido, mas foi uma tarefa gostosa”, revelou.


O prefeito do município, Adenir José Dallé, presidiu a celebração. “Conseguimos, por meio deste evento, incentivar os nossos estudantes a manterem vivo o Talian, a língua oficial dos nossos antepassados, bem como a cultura e as tradições do nosso povo”, afirmou.


O responsável pelo ‘Produzindo Música em Talian na Escola’, foi o secretário de Turismo e Cultura, Alvaro Manzoni. “É uma emoção concluir o projeto que tínhamos em mente há muito tempo, e que por questões financeiras, era difícil de realizar. Mas, fazer as crianças escreverem o Talian, colocá-lo em prática de alguma forma, onde os grupos locais gravaram canções que vão ficar na memória do povo, é um êxtase fantástico”, frisou.

A ganhadora do primeiro lugar e do prêmio de R$ 1 mil, com a música “Valor Del Monte”, interpretada pelo Grupo Ragazzi Dei Monti, foi Gisele Flamia. “Sempre gostei da cultura italiana e sempre tive fé em São Francisco de Assis. Por isso, pensei em fazer uma música onde os dois assuntos fossem contemplados”, contou.

Apresentação dos trajes

Após a premiação, foram apresentados os trajes da corte da 8ª edição da Festa de Abertura da Vindima 2024. A escolha foi feita no dia 19 de maio deste ano, que tem como rainha Giovana Bombassaro, e princesas Daiana Lovisa e Alexia Piloneto. “A Festa de Abertura da Vindima é a representação da cultura, do trabalho, da fé e de toda a história que forma Monte Belo do Sul. Foi através de muitas mãos que a uva se tornou sustento, foi através do Talian que o povo passou a ser compreendido e foi com a fé que tantos imigrantes superaram as adversidades”, exaltou Giovana.

Vice-prefeito, Jorge Benvenutti, segunda dama, Vania Casagrande, soberanas da Festa de Abertura da Vindima, primeira dama, Eleliane Dallé e o prefeito, Adenir José Dallé

Os trajes foram confeccionados pela designer de moda, Caroline Ambrosi, que atua na criação e confecção de todas vestimentas para cortes da região. “Criar um traje típico é buscar a essência cultural de um povo. Itália, país que de onde vieram as 416 famílias imigrantes deste município, torna-se a inspiração”, sustentou. Além do mais, Caroline explica sobre os detalhes dos trajes. “Os vestidos das soberanas trazem rendas mescladas com tecidos nobres. O Zibeline torna-se a base para os bordados de uvas douradas, representando a pujança desta cidade”, esclareceu.

Manzoni conta sobre as joias que compõem os trajes das soberanas, foram produzidas manualmente pela Poli Joias. “As coroas foram pensadas especialmente para esta corte e elas tem como elemento destaque a uva. Um cacho do fruto aparece no centro de cada peça, cravejado por pedras de vidro em cor lilás. As coroas são banhadas a ouro, trazendo a imponência do dourado para simbolizar a riqueza que a uva significa para Monte Belo”, reforça.

Secretário de Turismo e Cultura, Alvaro Manzoni, junto das soberanas Giovana Bombassaro, Daiana Lovisa e Alexia Piloneto. Ao lado, o mascote Uvalino e Letícia Fantin, que trabalha na pasta

O prefeito, Adenir José Dallé, estava encantado com o evento e a participação dos munícipes. “A nossa maior festa é a Vindima que ocorre em janeiro, então é muito importante para nós este momento da apresentação dos trajes. Nossa festa estava cheia, porque a comunidade participa junto destas festividades”, frisou.
A Festa de Abertura da Vindima, Cultura, Trabalho e Fé, acontecerá nos dias 25, 26, 27 e 28 de janeiro de 2024. O evento contará com desfile de carros alegóricos, exposição e degustação de uvas, vinhos e espumantes. Além disso, haverá shows, gastronomia e mais uma edição da Expomonte.

Valentina Zanesco e Isadora Pano, ao lado de Uvalino

Para quem quiser acessar as músicas é só clicar no link https://www.youtube.com/watch?v=ordVPVvLXZc