A solenidade ainda não tem data para ocorrer na sede do Poder Legislativo. A confirmação foi publicada no Diário Oficial do Município de terça-feira, 15

O Grupo Giordani Turismo, com sede em Bento Gonçalves, vai receber uma portaria de Louvor e Agradecimento da Câmara de Vereadores. A proposta foi aprovada na sessão de segunda-feira, 14, e visa homenagear o empreendimento em alusão aos 30 anos do primeiro passeio da Maria Fumaça. A solenidade ainda não tem data para ocorrer na sede do Poder Legislativo. A confirmação foi publicada no Diário Oficial do Município de terça-feira, 15.

Conhecida também como Trem do Vinho, o veículo à vapor percorre cerca de 23 quilômetros de ferrovia entre as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa e assiste apresentações culturais que animam os vagões. Durante o trajeto, o passageiro pode degustar vinhos, espumante e suco de uva. A Maria Fumaça de Bento Gonçalves trafega a uma velocidade média de 28 km/h. Leonel Giordani, conhecido como “Seu Nelo”, na época, diretor presidente e fundador da empresa, teve a visão empreendedora e decidiu encarar o desafio, que logo depois tornou-se um dos principais destinos do turismo na Serra Gaúcha.

Os passeios tiveram início em 1993, com duas locomotivas, a Mikado 156 e a Jung 4. A mais antiga, fabricada nos Estados Unidos em 1941, antes de realizar os passeios turísticos, puxava vagões de carga e de passageiros em Tubarão, em Santa Catarina. Já a Jung 4, foi construída em 1954, na Alemanha e realizava o transporte de carvão mineral extraído das minas da Companhia Siderúrgica Nacional, também de Santa Catarina.

Foto: Zeto Teloken / Divulgação