Após cinco semanas, a região da Serra Gaúcha retornou à bandeira vermelha no modelo de Distanciamento Controlado do Governo do Estado. A divulgação do mapa preliminar da 19ª rodada foi apresentada na tarde de sexta-feira, 11, pela Secretaria Estadual da Saúde. Apesar da piora na região, em todo o Rio Grande do Sul, houve queda em alguns indicadores, como hospitalizações (-7%) e internados em leitos clínicos (-14%). Ocorreu também estabilização no número de leitos livres.

Desde o dia 4 de agosto, a região permanecia na bandeira laranja, ou seja, era considerada com risco médio de contaminação ao novo coronavírus. No entanto, na última semana, segundo as informações divulgadas em relatório do Governo, mostram que a situação da Serra foi agravada pelos dois indicadores de Incidência de Novos Casos sobre a População e pela Mudança da Capacidade de Atendimento da Macrorregião.

Segundo o relatório, o indicador de hospitalizações confirmadas para Covid-19 registradas nos últimos 7 dias na região obteve bandeira amarela, visto a redução de 8% nos registros no comparativo entre as semanas (127 na atual, frente a 117 na semana anterior). Apesar desta redução, observa-se uma piora nos indicadores de internados em leitos de UTI por Covid-19, que passou de 62 para 69 pacientes e no número de internados por SRAG em UTI (de 91 para 95). No número de internados em leitos clínicos Covid-19, a situação melhorou, com o número de internados passando de 97 para 82).

Os indicadores de incidência de novos casos sobre a população, calculado pelo nº de hospitalizações confirmadas para Covid-19 em relação à população e pela projeção de óbitos em relação à população, mantiveram situação de maior risco: bandeira preta nos dois casos. Cabe destacar ainda o aumento no número de registros de óbitos por Covid-19 entre as duas semanas, que passou de 24 para 33 perdas de vida nos últimos sete dias.

Por fim, o indicador de leitos de UTI livres divido pelo de leitos de UTI ocupados por pacientes Covid-19, mensurado para a macrorregião, para a situação de bandeira preta (com 0,90 leitos de UTI adulto livre para cada leito de UTI adulto ocupado por Covid-19 na região). E, negativamente, o número de leitos de UTI livres no último dia reduziu em 21% entre as duas semanas (de 78 para 62), conferindo-lhe bandeira vermelha nesse quesito.

Apesar da mudança de cor, a região poderá recorrer até às 6h de domingo, 13, solicitando reconsideração à bandeira laranja. Na segunda-feira, 14, o mapa definitivo será divulgado. Caso não haja mudança na decisão, a região poderá utilizar o modelo de cogestão, com protocolos menos restritivos à bandeira na qual estão classificados, mas no mínimo iguais à bandeira anterior.