Dominante do começo ao fim, o Clube do Povo, apoiado por mais de 39 mil colorados e coloradas, bateu seu maior rival na tarde deste domingo, 8 de outubro. Válido pela 26ª rodada do Brasileirão, o Gre-Nal 440 foi vencido pelo placar de 3 a 2, e contou com gols de Valencia, Wanderson e Alan Patrick para o Inter. Com o resultado, o time de Eduardo Coudet chega aos 32 pontos na tabela do país.

Em virtude da Data FIFA, o Inter retornará a campo apenas no dia 18 de outubro. Fora de casa, o Clube do Povo enfrentará o Bahia, na Fonte Nova, a partir das 21h30min. Quatro dias mais tarde, time e torcida voltarão a jogar juntos diante do Santos, pela 28ª rodada do Brasileirão, a partir das 16h.

Logo no primeiro minuto, Valencia acelerou no embalo da linda festa da torcida e antecipou recuo de Villasanti. Dentro da área, o equatoriano foi atropelado por Grando. No campo, o árbitro ignorou a irregularidade. Depois, chamado pelo VAR, conseguiu encontrar impedimento duvidoso para não marcar o pênalti a favor do Clube do Povo.

A indignação com a postura da arbitragem serviu de combustível para o primeiro gol colorado. Acionado por Charles Aránguiz, Alan Patrick dominou na entrada da área e percebeu a projeção de Valencia. Servido pelo camisa 10, o equatoriano finalizou rasteiro. Grando pegou, mas deu rebote para o artilheiro. Na segunda, Enner não perdoou. Placar inaugurado!

Mesmo com o gol, a pressão do Inter foi continuada até o intervalo, inaugurado com nove finalizações coloradas contra uma do rival. Aos 16, por exemplo, Valencia recebeu de Alan e bateu com força, mas para fora. Já Mauricio apostou na classe e aplicou um chapéu em Reinaldo antes de definir com desvio na zaga e ganhar escanteio. Por fim, a última grande chance pertenceu a Enner, que apostou na cavadinha e até superou Grando, mas tirou tinta do poste.

Assim como no primeiro tempo, o Clube do Povo também balançou as redes logo no começo da etapa final. Agressivo sem a bola, o time de Eduardo Coudet transformou um preciso desarme de Renê em gatilho perfeito para contragolpear. Veloz, Wanderson recebeu na esquerda, encarou a marcação, cortou para a perna direita e, depois de enfileirar dois, bateu rasteiro. Golaço, digno de um ponta-esquerda colorado!

O Rolo Compressor deu indícios de que a vantagem ficaria ainda maior nos minutos seguintes. Valencia, em chute cruzado e rasteiro, Wanderson, após tabela com Alan Patrick, e Aránguiz, depois de passe de calcanhar de Mauricio, criaram três oportunidades em pouco mais de cinco minutos. Em chute fortuito da entrada da área, porém, foi João Pedro quem encontrou as redes e recolocou os visitantes no jogo.

A resposta do Inter foi impecável. Aos 24, dois minutos após o gol gremista, Mauricio recebeu na entrelinha adversária e recortou da direita para o centro. Indeciso na jogada, Walter Kannemann demorou para encurtar o espaço disponível ao meio-campista. Quando o fez, deixou Alan Patrick livre para sair cara a cara com Grando e finalizar de primeira. O recital do 10 estava completo. Que jogador!

A sorte seguiu antipática para o Inter, que viu o Grêmio descontar mais uma vez aos 28. A partir de então, o adversário se jogou para o ataque e acumulou jogadores de frente em campo. À ofensividade rival, Coudet respondeu com solidez defensiva. Igor Gomes, Nico Hernández, Dalbert, Gabriel e Rômulo saíram do banco, limitaram os espaços em frente à meta vermelha e decretaram o triunfo do Clube do Povo.

FotoRicardo Duarte