Em Bento Gonçalves, 1115 eleitores podem ter o título cancelado por não votarem e nem justificarem a ausência às urnas nas três últimas votações, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Os eleitores que estão nessa situação devem regularizar o título até o dia sete maio. Para fins de contabilização da justiça eleitoral, cada turno é considerado como uma eleição, inclusive no caso de realização de eleições suplementares.

Conforme o TSE, com o cancelamento do título, a pessoa fica impedida de praticar vários atos da vida civil. Além disso, a pessoa também fica impedida de receber vencimentos, remuneração, salário de função ou emprego público, autárquico ou paraestatal, bem como de fundações governamentais, empresas, institutos, mantidas pelo governo ou que exerçam serviço público delegado.

Ela também não pode participar de concorrência pública ou administrativa da União, dos estados, dos territórios, do Distrito Federal e dos municípios. O eleitor fica, ainda, proibido de se inscrever em concurso ou prova para cargo ou função pública e de praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda.

Como regularizar

A pessoa que se encontra com o título irregular deve comparecer ao Fórum Eleitoral, que em Bento fica na rua General Góes Monteiro, 91, bairro São Francisco, das 10h às 17h. Ela também precisa apresentar um documento de identidade e, caso tenha, comprovantes de justificativa ou da própria votação.