O desafio de fortalecer a representatividade dos profissionais que atuam nos segmentos metalúrgico, mecânico, eletrônico, de material elétrico e de implementos agrícolas do Rio Grande do Sul tem sua proposta renovada para mais uma gestão. Sob o comando do presidente Elvio de Lima, reeleito para sua segunda gestão, a Fetrameiag desenvolve novo projeto de trabalho para o período 2014-2018.

A proposta principal é fortalecer e conferir mais expressividade a pauta de reivindicações por meio do engajamento político e da participação na agenda sindical. “Representamos um contingente significativo de 40 mil trabalhadores, cujos direitos precisam ser respeitados, cumpridos e, sobretudo, ampliados para atender suas necessidades de mais qualidade de vida e realização profissional. É pelo desejo de concretizar mais realizações em prol da categoria que aceito, junto com minha diretoria, a missão de dar continuidade às ações da Fetrameiag -RS”.

Entre os pleitos, desponta a necessidade de investimentos em formação profissional e qualificação para o trabalhador.
Uma das estratégias é incentivar a criação de Centros Profissionalizantes em diversos pontos do Estado – a exemplo do projeto piloto realizado em Bento Gonçalves, com o Cepromec-BG. Desde 2010 a escola já formou mais de 1,3 mil alunos, preparando-os para atender às exigências de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. “Agora, o objetivo é ampliar o alcance dos Centros, permitindo o acesso a cada vez mais trabalhadores”, adianta Elvio de Lima. Representando a classe perante os órgãos governamentais estaduais e nacionais, a Fetrameiag -RS surgiu com a proposta de incentivar a atuação coletiva para conquistar seus objetivos.

A Federação trabalha para conquistar os efetivos direitos dos trabalhadores, especialmente as leis referentes à proteção no trabalho, à assistência à saúde e por uma remuneração justa. Ações sociais que visem a benefícios à categoria estão entre os projetos de desenvolvimento propostos pela entidade, bem como promover os interesses econômicos, sociais, profissionais e culturais. Para conhecer mais detalhes é possível obter informações no site www.fetrameiag-rs.com.br