Já está circulando pela cidade a campanha desenvolvida pelo Hospital Tacchini, através da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cihdott).

Numa parceria com a Empresa Bento, a comissão leva o seu recado a toda a população, a fim de conscientizar as pessoas para a importância da doação de órgãos.

Pelas ruas da cidade, dez ônibus que fazem a linha urbana circulam com os ‘bus door’ da campanha.

A enfermeira Zeni Lazzarini, que coordena a Cihdott, diz que a estratégia mostra a importância do tema e atinge todos os públicos, usuários ou não do transporte coletivo.

“Nossa ideia é despertar nas pessoas a reflexão. O recado vai fazer todos pensarem em ser um doador, ao mesmo tempo em que poderão refletir caso estivesses dependendo de um órgão”, explica.

A coordenadora lembra que o principal entrave em relação à captação de órgãos está na falta de conscientização.
“A gente leva informação, troca ideias, relembra exemplos de superação, mas ainda esbarramos no medo e até em questões culturais e religiosas”, afirma a enfermeira Zeni.

O diretor da Empresa Bento, Gustavo Toniolo, lembra que os carros da empresa sempre circulam pela cidade com a sua pintura tradicional, já reconhecida pelos usuários.

“O branco predomina em nossos ônibus e isso ajuda na identificação por parte dos passageiros. Agora, ganhamos um diferencial muito importante, pois além de não poluir o visual, levamos a todos um recado de extrema importância. Essa parceria é bastante benéfica, ainda mais para a população”, comenta, lembrando que a empresa já foi parceira em outras campanhas de conscientização sobre o trânsito.

A Cihdott

Desde 2002 todos os hospitais com mais de 80 leitos são obrigados pelo Ministério da Saúde a implantar a sua Cihdott, ou seja, a Comissão Intra hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes.

Assim que a norma surgiu, o Hospital Tacchini criou sua comissão e hoje ela é formada por uma equipe de 16 integrantes (administrativo, médicos, enfermeiras e assistente social).

Em 2013, porém, apesar da estrutura do Hospital permitir a realização da retirada de órgãos e tecidos (ossos, córneas e múltiplos órgãos), a Cihdott fechou o ano com números que mostram bem a realidade quando o assunto é a doação de órgãos.

Importante

Desde que foi criada, a Comissão já realizou mais de mil captações de órgãos e tecidos e transplantou mais de 200 córneas. Todos os órgãos captados passam a integrar a Central de Transplantes, em Porto Alegre. As córneas são encaminhadas ao Banco de Olhos do Hospital Geral, em Caxias do Sul e os ossos vão para o Banco de Ossos do Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo.