O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2022 está liberado para pagamento a partir de hoje, sendo possível obter desconto pela antecipação. Neste ano, o governo do estado aumentou o desconto que passa de 3% para até 10%, além de ter dobrado o prazo de parcelamento de três para seis meses.

Quem escolher quitar o IPVA até 30 de dezembro vai ter desconto de 10% e não incorrerá na variação da UPF/RS, o que pode ocasionar redução do valor em 20%, no total.

Além disso, a redução deve ser ainda maior para aqueles que possuem os descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão. Ao somar todos os abatimentos disponíveis neste ano, é possível obter diminuição de 34,63% sobre o valor cheio do imposto, segundo divulgação do estado.

Desconto para pagamento em 2022

Para pagamentos a serem realizados em janeiro, fevereiro, ou março, também haverá mais desconto, se comparado ao mesmo período de 2021. O proprietário de veículo que pagar o IPVA até 31 de janeiro vai ter 10% de redução; até 25 de janeiro, 6%; até 31 de março, o desconto vai a 3%.

Nesses meses também valerão os descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão, com abatimentos máximos de 28% em janeiro, 24,8% em fevereiro e 22,4% em março. Caso alguém opte por parcelar até junho, também terá desconto nas parcelas dos três primeiros meses do ano, contanto que inicie o parcelamento em janeiro.

Novo parcelamento

Em 2022, o número de parcelas possíveis para pagamento do IPVA foi dobrado. Não há juros, mas é preciso pagar a primeira parcela até 31 de janeiro. Se o proprietário do veículo optar por iniciar as parcelas em fevereiro, não será mais possível, e deverá quitá-lo em uma única vez.

Bom Motorista

Como nos anos anteriores, os descontos para bons motoristas variam em três faixas:

  • Para quem não teve multa registrada em três anos, de 1º de novembro de 2018 a 31 de outubro de 2021, o abatimento de valor chega a 15%;
  • Aqueles que não tiveram infração nos últimos dois anos, desde 1º de novembro de 2019 recebem desconto de 10%;
  • O motorista que está sem pontos na carteira desde 1º de novembro de 2020, tem direito a um benefício de 5%.

Bom Cidadão

A redução do valor do IPVA pelo Bom Cidadão consiste em um programa da Nota Fiscal Gaúcha (NFG) para quem solicita notas com CPF em suas compras. No total, 16% da frota tributável terá direito ao benefício.

  • O desconto máximo de 5% será para quem tiver 150 notas ou mais;
  • Redução de 3% para quem tiver entre 100 a 149 notas;
  • Abatimento de 1% para o contribuinte entre 51 a 99 documentos fiscais devidamente registrados.

Nova forma de pagamento

Com as facilidades que mais de um ano do uso do Pix revelou, a Receita Estadual adotou o método como forma de pagamento. Dessa maneira, basta o cidadão consultar no site ou aplicativo do IPVA/RS, onde será gerado o QR Code para pagamento.

Quem quiser pagar presencialmente, é preciso ir até alguma agência do Banrisul, Sicredi ou Banco do Brasil ou utilizar o aplicativo dos bancos. Como é comumente feito, apresentando o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), também é possível pagar também as taxas de licenciamento e multas.
Não será mais possível o pagamento por cheque no Banrisul. Além disso, temporariamente as lotéricas estão com a arrecadação suspensa.

Consultas podem ser feitas no www.ipva.rs.gov.br ou no aplicativo IPVA RS para dispositivos móveis, disponível gratuitamente na App Store e na Google Play.