É tempo de agradecer… Mais um ano termina… Quero agradecer a esse importante meio de comunicação por me dar essa oportunidade de fazer parte de sua equipe. Agradeço aos leitores que sempre me incentivaram para que se dê continuidade a esses registros HISTÓRICOS. Muito OBRIGADO.

Deixo uma mensagem de agradecimento a Deus por essa oportunidade de transmitir um pouco dos grandes valores da nossa história, de trabalho, de amor a nossa cidade e de um município de projeção Nacional por ter sido plasmado por homens e mulheres de fé e determinação.

Vale frisar: O que caracterizou o imigrante da Serra Gaúcha foi ter vindo com a família e a vontade de trabalhar, com fé e esperança de vencer.

Os dados de nível cultural que aqui chegam, quando tudo era selva, 63% das mulheres e 37% dos homens não sabiam ler e escrever. Dados sobre o sofrimento dos imigrantes, evitamos transmitir sobre o painel da vida dos primeiros tempos: estaríamos ignorando o alto teor de esperança e otimismo que envolveu as atitudes daqueles que durante alguns séculos tinham sido servos sem perspectivas de emancipação civil.

A novidade do novo continente, as pressões de toda a ordem, a carência alimentar e as epidemias eram alguns dos companheiros diários do colono daquele tempo.

As Agências de imigração valiam-se, de técnicas nem sempre legais para induzirem gente a se iludirem para emigrar. Parece que se importavam mais pela comissão que recebiam do que pelo bem estar dos retirantes.

Além de Agências inescrupulosas, muitos mal intencionados se faziam passar por agentes de emigração e pregavam peças lamentáveis nos imigrantes.

“Em Gênova, se pudessem, arrancariam até o coração… além de assustarem que aqui na América, só existia onças e índios que devoravam as pessoas”…

Os navios eram os mesmos que transportavam os escravos, gente morrendo empilhados e sufocados…

Diante deste quadro, chegaram os nossos primeiros habitantes, os povoadores de nosso Município que hoje nós temos o dever de conhecer nossa História.

Os imigrantes que sobreviveram se uniram em ORAÇÃO E TRABALHO, com o lema: “ou aqui se vence! Ou aqui se morre”!

Que o agradecer de 2020 seja pelo amadurecimento que tantas interrogações geraram em nossos dias de incertezas e sofrimento do cenário da nossa realidade.

FELIZ E ABENÇOADO ANO NOVO