Após ser diagnosticada com intolerância ao glúten, Andrea Ness decidiu investir na sociedade da fábrica de massas Domus Glúten Free. Pioneira em Bento Gonçalves a loja só vende produtos livres de glúten e sem lactose. “Temos em nosso catálogo massas como: espaguetes, tortéi, ravioli, capelettis, empadas, pizzas, panquecas entre outros”.

Vale destacar que a fábrica da Domus, só produz produtos sem glúten, pois a farinha comum em hipótese alguma pode ser misturada com a outra, para não correr o risco de contaminação. “Não podemos ter os dois tipos de farinha no mesmo ambiente, por isso só trabalhamos com os produtos voltados a quem tem intolerância, para priorizar a qualidade das nossas massas”, explica Andrea.

Atualmente a fábrica Domus Glúten Free atende todo o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina, o responsável pela elaboração e produção de todas as nossas massas é o Cheff Catalan Terebinto. “Como a massa é congelada, ainda estamos vendo uma forma de atender todo o Brasil”, declara. Tanto fábrica como loja estão localizadas na rua Góeis Monteiro, nº337, bairro São Francisco.

Os perigos do glúten
1- O que é o Glúten?
Glúten é uma substancia presente na semente de alguns cereais, como Trigo, Aveia, Cevada e Centeio, composta pela mistura de proteínas, notadamente Gliadina e Glutenina, que fornece liga e elasticidade quando utilizada como alimento.

2- O que o Glúten pode ser prejudicial a saúde intestinal?

Em algumas pessoas, especialmente sensíveis, o Glúten causa uma resposta inflamatória no intestino, chamada doença Celíaca, que se manifesta com alterações da mucosa intestinal, alterando o trânsito, prejudicando a absorção de nutrientes e causando graves danos à saúde, levando a maioria das vezes ao câncer intestinal.

3- O glúten prejudica somente as pessoas que são celíacas?

Algumas pessoas não Celíacas também melhoram de seus sintomas com a retirada do Glúten, sem, no entanto, apresentarem as alterações características na mucosa do intestino e sem positivarem os testes de anticorpos. Chamamos esse quadro de Sensibilidade ao Glúten.
4- O que é intolerância oculta?

É a sensibilidade ao Glúten, na ausência de Doença Celíaca.

5- Por que estes diagnósticos estão sendo vistos somente agora? Por que só agora o glúten faz mal? É o vilão da hora?

Os sintomas relacionados ao Glúten sempre existiram. Mas como se desconhecia essa relação, não se fazia o diagnóstico. Agora, com maior divulgação na mídia, os diagnósticos estão sendo feitos. Não é um modismo, porque existe relação de causa e efeito. Evita-se o glúten, passam os sintomas, reintroduz-se o glúten, retornam os sintomas.

6- Pessoas com intolerância oculta podem comer alimentos que estejam contaminados pelo
glúten? Como feito na mesma cozinha, ou frito no mesmo óleo?

O tratamento da Sensibilidade ao Glúten é o mesmo que para Doença Celíaca: retirada total de produtos que possam conter Glútem. Isso inclui evitar a contaminação através de produtos, vasilhas ou utensílios de cozinhas usados no preparo de alimentos com Glúten.
De um ponto de vista prático a dieta sem Glúten consiste em evitar alimentos que contenham Trigo, Aveia, Cevada e Centeio, principalmente os produtos de padaria, as massas, a cerveja, o whisky e todos os produtos industrializados que tenham na embalagem as palavras “Contém Glúten”.

Jairo Andrade Bueno M. D.
Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria
Especialização em Medicina de Família e Comunidade