Há um período na vida em que a maioria das pessoas se depara com um dilema: Que carreira seguir? Qual curso universitário optar? Quem sabe um curso técnico? Afinal, qual caminho escolher?

A fase é de transição, saindo da adolescência e entrando na fase adulta, as responsabilidades e decisões a serem tomadas aumentam. A escolha da carreira a ser seguida é decisiva, pois poderá determinar os rumos da vida nos próximos anos.

Por conta das inúmeras possibilidades e anseios, para algumas pessoas a decisão se torna uma verdadeira saga. Muitos jovens possuem uma predileção desde cedo, outros, porém, ficam em dúvida entre uma ou outra profissão, há ainda os que não fazem a mínima ideia do que querem fazer.

Para todos os casos, o processo de Orientação Vocacional/Profissional pode ser considerado essencial, pois através dele o sujeito conseguirá identificar melhor os aspectos de sua personalidade, suas aptidões e gostos pessoais que definirão os caminhos a serem trilhados. O primeiro passo é conhecer a si mesmo, saber quais são os pontos fortes e fracos, as habilidades, quais são as pretensões e os desejos para o futuro. Em seguida, é importante procurar saber quais são as áreas que mais despertam a atenção ou com as quais se tem mais facilidade.

A Orientação Vocacional/Profissional, recurso utilizado para auxiliar as pessoas a terem uma escolha mais consciente e assertiva, é realizada através de entrevistas e técnicas específicas que buscam explorar traços de personalidade, aptidões, interesses e preferências dos orientandos, buscando assim promover autoconhecimento que auxilie na tomada de decisão relacionada à escolha profissional.

Esta orientação pode ser realizada tanto individualmente como em grupo. Nos dois casos, os encontros são realizados através de entrevistas individuais, aplicação de testagem psicológica, levantamento do conhecimento acerca das áreas que cercam as profissões e entrevista devolutiva.

Apesar de ser mais procurada por estudantes, a orientação profissional pode se mostrar muito útil em diversas etapas da vida profissional, como no redirecionamento de carreira para aqueles que possuem dúvidas a respeito do curso que estão fazendo ou estão insatisfeitos com a carreira que estão seguindo.

Renata Rigon Cimadon
Psicóloga
CRP 07/16650
Fone 9943-3336