Celebração festiva ocorre no domingo, 19, no Santuário Diocesano de Santo Antônio, em Bento Gonçalves, a partir das 10h

Os 25 anos de ordenação sacerdotal de Dom Adelar Baruffi serão celebrados no domingo, 19, em Bento Gonçalves. A solenidade ocorre a partir das 10h, na Paróquia Santo Antônio, que se prepara para festejar o jubileu de prata do religioso. Após a celebração, um almoço festivo está sendo organizado no salão paroquial ao valor de R$ 45.

Padre do presbitério da Diocese de Caxias do Sul, em 2012, Adelar Baruffi foi designado para atuar na paróquia Santo Antônio, onde permaneceu no atendimento às comunidades, serviços e pastorais, até a sua nomeação como prelado de Cruz Alta, em 17 de dezembro de 2014. Foi sagrado bispo no Santuário Diocesano Santo Antônio, em Bento Gonçalves, no dia 7 de março de 2015.

Em diversas ocasiões, Baruffi esteve em Bento Gonçalves para celebrar a devoção a Santo Antônio. Nesse sentido, a comunidade paroquial está organizando as festividades do jubileu também em sinal de gratidão ao trabalho que o então padre Adelar desenvolveu na cidade, como vigário, coordenador da região pastoral e do Curso de Teologia e Bíblia.

O religioso pontua que a festividade será um momento de agradecimento pela sua trajetória ao longo das mais de duas décadas dedicadas à vocação sacerdotal. “Quando nós dizemos um muito obrigado, nós recolhemos toda a vida e, sobretudo, nós colocamos tudo nas mãos de Deus. Fui e sou padre nestes 25 anos exatamente por estar com as pessoas, convivendo, celebrando, anunciando o evangelho. Tudo isso faz ser a vida presbiteral. Quero convidar a cada um e cada uma para a celebração festiva do meu jubileu de prata”, ressalta.

Confira o vídeo em que Dom Adelar convida a comunidade para o seu jubileu:

Convite de Dom Adelar Baruffi para o seu Jubileu de Prata Sacerdotal

Estamos nos preparando para celebrar o Jubileu de Prata Sacerdotal de Dom Adelar Baruffi. Atualmente, ele é bispo da Diocese de Cruz Alta – RS, mas tem uma ligação muito bonita com nossa Paróquia. Inclusive, sua ordenação episcopal foi aqui, em 2015.Ele nos visitou e gravou esse vídeo, no qual faz um convite para você e sua família!Não perca, reserve seu ingresso para almoço de confraternização até o dia 15/01 através do fone (54) 3452-1634.Venha participar, celebrar e confraternizar.

Publicado por Paróquia Santo Antônio em Quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Conheça um pouco mais de Dom Adelar Baruffi

Natural de Coronel Pilar, Dom Adelar Baruffi nasceu em 19 de outubro de 1969. Ingressou no Seminário Nossa Senhora Aparecida, em Caxias do Sul, aos 15 anos. Possui formação em Filosofia e Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Recebeu a ordenação presbiteral em 22 de janeiro de 1995 e foi nomeado bispo, pelo Papa Francisco, em 17 de dezembro de 2014. Foi empossado na Diocese de Cruz Alta no dia 15 de março de 2015, na Catedral Divino Espírito Santo.

Dom Adelar é mestre em Teologia e especialista em Espiritualidade pela Pontifícia Faculdade Teológica Teresianum, em Roma. Por muitos anos, foi reitor dos seminários Nossa Senhora Aparecida, com os jovens do ensino médio, e São José, com os seminaristas da Filosofia, ambas as casas localizadas em Caxias do Sul. Entre outras funções, também foi membro do Tribunal Eclesiástico no âmbito diocesano que tratou sobre a análise do milagre atribuído à intercessão do hoje Beato João Schiavo.

Atualmente, além da missão como bispo da Diocese de Cruz Alta, Dom Adelar Baruffi é referencial para a evangelização da juventude do Regional Sul 3 da CNBB, que congrega os trabalhos juvenis nas 18 dioceses gaúchas.

Fotos: Reprodução