Bento Gonçalves, assim como a maioria das cidades brasileiras, está enfrentando o desabastecimento da vacina pentavalente nos postos de saúde. No município, a última vez que o Ministério da Saúde enviou doses foi há cerca de quatro meses.

Entretanto, de acordo com o enfermeiro responsável pelo setor de imunizações da Secretária de Saúde, Maiquel Manfredini, o município deve receber 410 doses na próxima semana. A previsão é de que elas estejam à disposição da população a partir de quarta-feira, 15. As vacinas serão aplicadas em dois locais: na Unidade de Saúde Central e no Centro de Referência Materno Infantil (CRMI).

De acordo com Manfredini, embora o município receba novas doses, ainda não será o suficiente para suprir a demanda que está em atraso. “Teríamos que receber em torno de 1.400 doses para normalizar a situação. Temos uma média de 370 doses para fazer mensalmente, portanto, ainda estaremos com mil doses em atraso. A previsão é que até março a gente receba um quantitativo maior para normalizar a situação”, afirma.

Conforme informações da 5° Coordenadoria Regional da Saúde, o Ministério da Saúde liberou cerca de 41 mil doses para o Rio Grande do Sul que posteriormente são distribuídas para as 19 coordenadorias regionais de saúde.

Imunização

A pentavalente é a combinação de cinco vacinas em uma só e imuniza contra doenças consideradas graves: difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus influenza tipo b, responsável por infecções no nariz, meninge e na garganta. A vacina é obrigatória para bebês de dois, quatro e seis meses de vida.
Segundo Manfredini, existe sim preocupação com as crianças que não estão desprotegidas, porém, destaca que não é uma situação de calamidade pública.

Horários

Manfredini frisa que quando as doses forem liberadas, os pais devem chegar o quanto antes nos locais indicados e solicita que cheguem com tempo. “A gente avalia a carteira de vacina, explica quais reações podem acontecer. Tem que ter paciência”, reitera.

A Unidade de Saúde Central e o Centro de Referência Materno Infantil funcionam das 7h30min às 11h no período da manhã e das 13h30min às 17h no turno da tarde.