Sala de Ensaio proporciona intercâmbio para a bailarina e coreógrafa Estela Ferrari, que ficará em Portugal por até 90 dias

A Sala de Ensaio é um espaço dedicado ao ensino e aperfeiçoamento em artes cênicas dentro dos segmentos dança e teatro. É um coletivo de artistas bento-gonçalvenses que em fevereiro deste ano completa cinco anos de existência.
Edson Possamai, que é um dos integrantes da sala e também artista visual, comenta que é um espaço de estudo, aperfeiçoamento e criação. “Sempre tivemos em mente a ideia de promover a troca de saberes, tivemos um projeto por três anos, o Programa de Oficinas, onde trazíamos artistas cênicos consagrados do Brasil e exterior, e agora estamos dando um passo em outra direção, onde propiciamos que artistas daqui possam ter uma experiência fora do país”, comenta.
A Sala oferece diariamente aulas de dança e de teatro com professores qualificados, pois todos são graduados ou especialistas, o que possibilita um ensino mais amplo e cuidadoso, com intuito de formar artistas e profissionais.


Rosane Marchetto, integrante da Sala, comenta. “Temos uma preocupação muito grande com o ensino e a qualidade de vida dos alunos. Nos preocupamos para que eles ampliem sua visão artística e tenham uma longa vida útil corporal dançando, principalmente sem dores e lesões”, esclarece.

O intercâmbio
Estela Ferrari é bailarina e coreógrafa, estudou ballet clássico por muitos anos com Patrícia Johnson na escola que ainda atua. No ano passado teve a oportunidade de trabalhar em um espetáculo produzido na Sala de Ensaio, onde teve contato com Liana Rigon, que a selecionou para fazer o intercâmbio.

Estela Ferrari é bailarina e coreógrafa


Liana é diretora da Associação de Dança do Eixo Íbero Atlântico (Adeixa), com sede em Portugal, que oferece o intercâmbio artístico para professores de dança e coreógrafos com a oportunidade de residir por até 90 dias em Portugal, participando do dia-a-dia da associação, dos eventos e trabalhos feitos neste período.
A Adeixa, em seus 16 anos de atividade, promove festivais de dança como o Star Dance Galicia e o Dancerveira, reunindo bailarinos de vários países e workshops de dança durante os eventos. “A oportunidade será dada a profissionais brasileiros, que apresentam seu currículo e realizam um workshop, também com a finalidade de casting para candidatos a residência artística no país europeu. Em Bento Gonçalves esta oportunidade é realizada através da Sala de Ensaio”, enfatiza Liana.
No último dia 17, Estela embarcou para Portugal onde ficará por 90 dias estudando e ministrando workshops de dança, também com possibilidade de coreografar.
Estela é a primeira a ir para a Europa através da Sala de Ensaio. “É o início de uma nova oportunidade para artistas locais e até de outras cidades. Para a Sala é um momento muito importante, pois teremos essa forte ligação com o outro lado do oceano, onde tudo começou”, finaliza Possamai.

Edson Possamai, Estela Ferrari, Rosane Marchetto e Cristian Bernich


Todos acreditam ser uma experiência de grande representatividade para o trabalho que a Sala já desenvolve. O intercâmbio é um trabalho pioneiro e faz parte da comemoração de cinco anos do espaço. Além disso, a partir de março, a equipe lançará novos projetos e prometem um ano cheio de ritmo.