No último sábado, 26 de setembro, colaboradores do Hospital Tacchini que participam da Comissão Intra-hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) realizaram um amplo trabalho de conscientização e de informação à população, marcando o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes, lembrado no dia 27. A ação aconteceu nas imediações do Hospital Tacchini e se estendeu por algumas lojas da área central e, também, em alguns setores do Hospital.

A enfermeira que coordena a CIHDOTT, Zeni Lazzarini, avalia o trabalho como muito produtivo. “Pelo quinto ano seguido estamos fazendo ações neste sentido e percebemos que as pessoas estão mais informadas, mais conscientes, mais abertas ao diálogo. Nem mesmo as questões religiosas, que já tomaram conta da pauta, interferem mais. Hoje, o principal motivo é justamente o fato das pessoas manifestarem o seu desejo de não ser um doador”, relata. Durante a ação foram distribuídos material informativo e um chaveiro da CIHDOTT.

Números da CIHDOTT
A estrutura existente no Hospital Tacchini permite que sejam retirados todos os órgãos possíveis de serem doados. Na instituição, porém, só podem ser feitos transplantes de córneas. Os ossos vão para banco de ossos de Hospital São Vicente de Paulo, de Passo Fundo, enquanto os demais órgãos seguem para a Central de Transplantes de Porto Alegre. Em 2015, a CIHDOTT conseguiu captar a doação de 89 córneas, sendo que 11 foram transplantadas e obteve apenas dois doadores de múltiplos órgãos. “É por isso que sempre enfatizamos a importância desse gesto, pois ainda enfrentamos barreiras culturais, além da desinformação da população, o que acaba resultando no número baixo de doações”, justifica a enfermeira Zeni, lembrando que mais vidas seriam salvas e as filas de espera seriam menores. Ela destaca ainda que as córneas são enviadas ao Banco de Olhos do Hospital Geral e que se não há receptores em fila de espera, as mesmas são enviadas a outros estados que necessitam.

Podem ser doados órgãos como córneas, ossos e pele, além de pulmão, coração, fígado, rins e pâncreas.

A CIHDOTT
Criada em 2002 por determinação do Ministério da Saúde, a CIHDOTT deve estar presente em todos os hospitais com mais de 80 leitos. O grupo existente no Tacchini conta com 20 profissionais de diferentes áreas e no decorrer do ano realiza palestras junto às Unidades básicas de saúde, escolas e empresas do município e região. “É um trabalho nobre, pois nossa missão é levar informação e incentivar as pessoas a tornarem-se doadoras. E para isso, basta que manifestem sua vontade de doar os órgãos”, enfatiza a coordenadora da CIHDOTT.