A delegada interina da 7ª Delegacia Penitenciária Regional, Marta Eliane Marim Bittencourt, confirmou no início da tarde de quarta-feira, 9 de novembro, o pedido do diretor Evandro Simionato para deixar o cargo da administração do Presídio. De acordo com ela, o pedido já havia sido feito e não estaria ligado às irregularidades ocorridas no Presídio Estadual de Bento Gonçalves (PEBG), denunciadas em um documento apresentado às autoridades de segurança pública do município e do Estado. O novo diretor, José Luis Ribeiro, assume ainda na tarde de quarta-feira.

Segundo Marta, Evandro volta a exercer a atividade de agente penitenciário na Casa de Detenção de Bento. A decisão foi tomada na tarde de ontem, após reunião com o Departamento de Segurança e Execução Penal (DSEP), em Porto Alegre.

De acordo com a Delegada, todos os fatos apresentados na denúncia serão averiguados e enviados para a Corregedoria da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe). No entanto, algumas medidas já foram tomadas. Segundo ela, foi realizada uma revista na cela dos presos que aparecem nas imagens com o pastelão. No local, foram encontrados dois telefones celulares. Os presos foram afastados das atividades de trabalho dentro do presídio. Além disso, será instaurado Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar a conduta de ambos.

Entenda o caso

Um relatório-denúncia elaborado e apresentado por agentes penitenciários do Presídio Estadual de Bento Gonçalves ao Poder Público e às autoridades de Segurança Pública da cidade expôs a possível existência de diversas irregularidades cometidas dentro da Casa. De acordo com o documento, “existem evidências e indícios fortes sobre a forma negligente e omissa como vem sendo conduzida a atual administração do PEBG – Presídio Estadual de Bento Gonçalves”.

Na ocasião, o então administrador do Presídio Estadual de Bento Gonçalves, Evandro Simionato, negou as acusações. Na manhã de quarta-feira, 9, o MP também se manifestou sobre o caso.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 9 de novembro