Ainda ontem, com o horário eleitoral gratuito e o calor do debate político perto de seu ponto de ebulição, um amigo de longa data me perguntou:

– Qual é sua posição afinal, direita ou esquerda?
De bate-pronto respondi que vivo mancando da perna esquerda para não repetir o passo direito da maioria do rebanho.

Caso você, indeciso eleitor, tenha dúvidas se pende mais para a direita ou para a esquerda, existem alguns testes do perfil ideológico que podem ajudá-lo a descobrir em que ala você se enquadra.

Quer tentar fazer um teste?

Claro que não se trata de qualificar posturas que permitem uma identificação ideológica. Trata-se simplesmente de um teste para fazer uma higiene mental.
Se você acha que mundo vai mal e tende a piorar, você é de esquerda, mas se acha que o mundo vai bem e irá melhorar ainda mais, é de direita.

Os animais domésticos também podem ajudar a tirar suas dúvidas ideológicas.

Se você prefere um bichano a um cachorro, tem simpatia pela esquerda.

Formiga é de esquerda, abelha é de direita. Raposa é de esquerda, urso é de direita.

Se você gasta mais tempo planejando algo do que executando, se encaixa no time da esquerda, sem sombra de dúvidas. Sem sombra de dúvidas é pende para a direita.

Se você acha que as drogas ser descriminalizadas pois é o usuário que sofre as consequências tem inclinação a esquerda, porém se defende a proibição uma vez que toda a sociedade sofre as consequências, você manifesta tendência a ser de direita.

Se você acredita que o governo deve ser o maior responsável por investimentos para a economia crescer, está alinhado com o pensamento da esquerda. Caso você pense que as empresas privadas dever ser as maiores responsáveis por investimentos para economia crescer, está de acordo com o pensamento de direita.

Se você acha que o menor de idade que comete um crime deve ser reeducado, então você é de esquerda, mas se, ao contrário, você acha que todo criminoso menor de idade deve ser punido com reclusão atrás das grades, então você é de direita.

Calma, o teste não termina aqui…

Caixa de fósforos é de direita. Isqueiro é de esquerda.

Palito de dentes é de esquerda. Fio dental é de direita.

Ketchup é de direita. Mostarda é de esquerda.

Karl Marx é de esquerda. Groucho Marx é de direita.

Lobão é de direita. Marcelo Paiva é de esquerda.

Impotência é de esquerda. Ejaculação precoce é de direita.

Paixão é de esquerda. Amor é de direita.

Suco natural é de direita. Refrigerante é de esquerda.

Feijão é de esquerda. Arroz é de direita.

Vinho é de direita. Cerveja é de esquerda.

Dia é de direita. Noite é de esquerda.

Para ser sincero com você, deixando de lado essa discussão estéril, só sei que o esquerdista fanático e o direitista visceral são dois perfeitos idiotas.