Pessoas que possuem diabetes devem cuidar dos pés de maneira especial. A doença é responsável por causar insensibilidade nesta região. As taxas elevadas de glicose atrapalham a capacidade do organismo de realizar a cicatrização. Portanto, vale ressaltar a importância dos diabéticos manterem todo o cuidado com os pés.

É importante verificar a espessura da pele do pé

Diariamente preste atenção se existe alguma espécie de hematoma. Na possível existência higienize o local com água e sabão neutro e cubra-o com um curativo seco.

Mantenha a higiene dos pés e opte sempre por sapatos confortáveis

É importante lavar os pés diariamente com água morna e depois secá-los. Seque cuidadosamente entre os dedos. Ao passar hidratantes evite a região entre os dedos, pois a área é úmida e mais sensível. Use sapatos confortáveis e meias limpas. Dê preferência aos tecidos de algodão e evite usar meias rasgadas que possam existir costuras que machuquem os pés.

Evite ficar descalço

A falta de sensibilidade na região dos pés também influencia o caminhar descalço. Evite andar sem calçado, mesmo pela casa. qualquer batida no de dedão do pé de uma pessoa que possui diabete pode transformar-se numa úlcera e trazer complicações.

Controle os níveis de glicose

Além dos cuidados com os pés é importante e essencial manter os níveis de glicemia sob controle. De acordo com especialistas o recomendado é que os níveis de açúcar no sangue não ultrapasse 130 ml durante o jejum e 180 ml duas horas depois da refeição.

Para tratar a diabetes é muito importante seguir a risca as orientações do médico. Evite grandes porções de carboidratos e controle a glicose através dos medicamentos indicados. É importante respeitar os horários da medicação para a precisão dos efeitos.

Cuide com urgência dos ferimentos

Ao ferir os pés é necessário alguns cuidados urgentes. Lava bem com água e sabão e cubra o edema com um curativo. Procure orientação médica imediatamente e jamais se automedique, pois muitos remédios são inadequados para portadores de diabetes.

Qualquer espécie de machucado para diabéticos é muito grave, por isso evite o máximo contatos bruscos não só na região dos pés, como em qualquer parte do corpo. O descuido pode levar a amputação local.

Fonte: saudebelezaestetica.com.br