Grande parte dos brasileiros dorme mal. Esse é o resultado de estudo feito com 2 mil pessoas. Como resultado, os entrevistados disseram sofrer com cansaço, sonolência e queda de rendimento.
De fato, só comer bem e fazer exercícios não basta para o corpo funcionar legal. Não dormir o suficiente altera o metabolismo; aumenta o risco de depressão, obesidade e diabetes; gera irritabilidade e queda na concentração. Há tarefas que o organismo faz apenas enquanto dormimos, como a produção de alguns hormônios ou a memorização de novas informações.

O sono depende do ciclo circadiano (controla a liberação de hormônios ao longo do dia). No fim da tarde, com a diminuição da luz do sol, há maior produção de melatonina e seratonina. Esses hormônios deixam você relaxado. Aí, os músculos ficam menos tensos, a temperatura corporal cai e você dorme. Nas fases seguintes, já em sono profundo, seu corpo produz outros hormônios essenciais (como o do crescimento, indispensável para a construção muscular, e a testosterona) e há o pico de atividades cerebrais responsáveis pela fixação da memória e do aprendizado. Se pular essas fases, você atrapalha todas essas funções.

E quanto é preciso dormir para ficar bem? De 7 a 9 horas por noite. Se você dorme menos que isso, seu corpo registra o saldo devedor e depois cobra a conta descontando na saúde e com minilapsos durante o dia. Sim, se estiver muito cansado, o cérebro desliga por segundos. É o que acontece com quem apaga ao volante, por exemplo. Vá para a cama no horário de sempre e desligue o despertador. Você provavelmente vai dormir de duas a três horas a mais que usual. O cérebro compensa assim as noites mal dormidas.

Irritabilidade

Quando você tem insônia ou acorda várias vezes na noite, seu corpo descarrega noradrenalina. O hormônio aumenta a frequência cardíaca e da respiração e deixa o corpo alerta. Essa tensão causa irritação. Se dormir mal, tente tomar um pouco de sol durante o dia. Pesquisadores descobriram que a exposição ao sol incentiva sua produção de serotonina, hormônio do bem-estar que ajuda a regular o humor.

Falta de memória

Durante o sono ocorre a transposição da memória temporária para a memória permanente. Se você dorme mal, não permite que novas informações sejam fixadas e isso acaba levando a quadros de esquecimento.

Problemas de aprendizado

Pesquisas relacionam pouco sono à alteração da função cognitiva. Enquanto você dorme, o cérebro processa informações. Portanto, se não dormir, você tem mais dificuldade em aprender. Não deixe de treinar mesmo cansado. Estudo mostrou que o exercício físico estimula a área do cérebro responsável pelo aprendizado.

Ganho de peso

Estudo mostrou que dormir pouco aumenta o risco de obesidade. A falta de sono incentiva a produção de grelina (hormônio que estimula o apetite) e diminui a de leptina (hormônio que controla a fome). Ingira carboidratos integrais antes de dormir. Eles têm baixo índice glicêmico e prolongam a saciedade, o que aumenta o nível de leptina no corpo.

Queda nos reflexos

Pessoas que não dormiam havia 19 horas foram submetidas a testes de atenção e cometeram mais erros do que pessoas com álcool no sangue.
Experimentos feitos com tomografia computadorizada, mostraram que jovens privados de sono tiveram redução de atividades nas regiões frontais do cérebro, responsáveis pela capacidade de planejar e de executar tarefas, e no cerebelo, responsável pela coordenação motora. Isso leva à redução significativa dos reflexos e pensamento rápido para tomada de decisões. Uma ou várias noites de sono maldormidas podem ser responsáveis por acidentes de trabalho e de trânsito.

Libido em baixa

Você leu que é durante o sono que ocorre a secreção de testosterona. O declínio do nível desse hormônio na velhice deve-se ao fato de os idosos dormirem menos que os jovens. Mais: uma noite de sono ruim também leva à alteração das taxas de açúcar no sangue, colesterol, triglicerídeos e ácido úrico, que, quando elevados, podem reduzir sua produção de testosterona drasticamente. Homens que dormem menos do que quatro horas num período de 24 horas têm cerca de 60% menos testosterona total e 55% menos testosterona biodisponível no organismo do que os homens que dormem mais de oito horas. Esses valores baixos podem causar queda na libido.