Pesquisa da Fecomércio, apontada pelo Sindilojas, demonstra que o valor médio de compra deve ser de R$ 190 e que 77% dos entrevistados devem adquirir os presentes à vista. Segundo a CDL, lojistas esperam crescimento de 10% nas vendas

A comemoração mais romântica de 2022 se aproxima, e com ela, o comércio cria expectativas de boas vendas. O Dia dos Namorados é no próximo domingo, 12 de junho, e a expectativa é que até o próximo sábado, 11, a troca de presentes comum para a data movimente Centro, shoppings e demais lojas espalhadas por toda a Capital do Vinho.

De acordo com o presidente do Sindilojas Regional Bento, Daniel Amadio, deve haver um crescimento, mas estatisticamente ainda não foi definido, uma vez que a inflação está muito alta. “Qualquer aumento ficaria abaixo dela, porque pegamos um período muito complicado de passar dos dois dígitos, quando considerado o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). Com isso, os avanços não alcançam esse percentual. Por termos passado pela pandemia, há um crescimento nominal, porque se descontarmos a inflação não temos progresso real, pois ela impacta nos preços”, explica.

Amadio cita uma pesquisa realizada pela Fecomércio, que apontou 34% dos entrevistados com intuito de comprar presente para o Dia dos Namorados. “Os que não manifestaram interesse, alegaram a falta de dinheiro, de orçamento familiar e, até mesmo, a questão do desemprego gerado pós-pandemia, e que muita gente não tem ocupação e, com isso, não tem renda”, saliente.

O ticket médio é de R$ 190, segundo a pesquisa. “O interessante é que 81% deixarão para próximo da data, seja porque receberão o pagamento nesse período, ou por realmente não terem tempo e deixam para última hora, como é costume dos nossos consumidores”, realça.

As lojas beneficiadas, conforme Amadio, serão primeiramente as do Centro, com 53% da procura, 22% das pessoas devem comprar em shoppings e 12% pela internet. “Das razões de compra, 57% vão atrás de preço, até mesmo pela situação econômica atual, 25% buscam um bom atendimento e 20% procuram a diversidade, o mix de produtos que as lojas podem oferecer. Sobre a forma de pagamento, 77% vão comprar no formato à vista e, se formos olhar quais os produtos preferenciais, o campeão de vendas é o vestuário, com 32%, seguido de perfumes e cosméticos, 23%, além de chocolates e calçados, 12%”, menciona.

Por fim, dados da pesquisa mostram que 52% dos casais optaram por fazer um encontro em comemoração à data. “Mais da metade quer fazer uma comemoração, celebrar em companhia do seu amor”, cita o presidente do Sindilojas.

Apesar da inflação, ele crê que seja um Dia dos Namorados positivo, se comparado aos momentos passados nos últimos anos. “Acredito que o comércio seja beneficiado, ainda que essa data não seja como o Dia das Mães e nem como o Natal, mas vem em uma crescente e o comércio já olha com uma atenção um pouco maior nesse sentido”, frisa.

Lojistas preveem 10% de aumento nas vendas

De acordo com levantamento realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves (CDL-BG), os comerciantes do município projetam um aumento nas vendas de inverno de pelo menos 10%, em relação aos números registrados no ano passado. Os dados buscam um panorama de como o setor prevê o movimento na estação que chega em 21 de junho, já considerando o Dia dos Namorados.

A pesquisa também mostra que, dentre os lojistas consultados, a maior parte conta com a data para aquecer os caixas de seus empreendimentos, especialmente após dois anos de retração por conta da pandemia. Em nota, o presidente da entidade, Marcos Carbone, destaca que o dia 12 de junho faz parte das datas especiais para o comércio no quesito indução de venda. “Além disso, situa-se na porta de entrada da estação mais fria do ano, que também é motivo para negócios, especialmente nos segmentos do vestuário e calçados. Aliado a isso, as baixas temperaturas já registradas na região dão indícios de que o inverno desse ano deverá, sim, aquecer as vendas”, analisa o presidente da CDL-BG, Marcos Carbone.

Foto em destaque: Thamires Bispo