A fé cristã católica do bairro Aparecida, de Bento Gonçalves, segundo o padre Miguel Mosena, está muito vinculada à grande devoção e ao carinho que os familiares que lá residem, tem por Nossa Senhora, ao ponto de ter originado o nome da localidade.

A comunidade, na avaliação do pároco, é participativa e se organiza por meio dos diversos serviços: catequese, equipe de liturgia, clube de mães, zeladoras de capelinha. “Formando o conselho comunitário, que é a instância maior na tomada de decisões sobre a vida da comunidade”, explica.

Comunidade participativa

De acordo com Mosena, o bairro acolhe as famílias novas que procuram o local para criar raízes. “A comunidade sempre será este espaço de acolhida para todos aqueles que quiserem fazer desta cidade um pedacinho do céu. Um bom lugar para viver, trabalhar, se divertir, conviver e também rezar”, salienta.

Padre Miguel Mosena

Outro elemento positivo é em relação ao envolvimento das catequistas no trabalho de iniciação à vida cristã das crianças. “Sobretudo, neste tempo em que tiveram que se reinventar e muito usar dos meios digitais, para que Cristo possa ser conhecido e amado por nossos jovens. Não é uma tarefa simples, mas disposição e interesse nunca faltaram”, elogia.

Principal festividade

A principal festa dos moradores é dedicada à padroeira, celebrada sempre no domingo mais próximo do dia 12 de outubro. “É um dia muito bonito na comunidade. As missas sempre são celebradas nos dias votivos (12 de cada mês) às 19h e no quarto sábado de cada mês, às 18h”, conclui.