De acordo com as normativas, na rede privada, o retorno pode ocorrer ainda hoje; escolas estaduais ainda não tem definição de volta

O calendário com as datas do retorno das aulas presenciais em Bento Gonçalves foi apresentado na manhã desta quarta-feira, 28, pelo prefeito Diogo Siqueira e pela secretária de Educação, Adriane Zorzi. Conforme o cronograma, as atividades na rede municipal de Ensino retornam na quinta-feira, 29. Já para a rede privada, o retorno é imediato. Até o fechamento desta edição, não haviam informações sobre a retomada na rede Estadual.

Conforme o cronograma, a partir de amanhã, as aulas voltam para os alunos do ensino Infantil. Já na segunda-feira, 3 de maio, é a vez dos ensinos Fundamental e Médio. Segundo a prefeitura, o retorno dos alunos não é obrigatório e poderá ser definido pelos pais e responsáveis dos estudantes. Quem optar por seguir em casa deverá dar sequência às atividades propostas pelo modelo de ensino remoto.

Para a retomada das aulas, os educandários deverão obedecer regras sanitárias estabelecidas em portaria conjunta das secretarias da Educação e da Saúde, além de observar o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre classes, carteiras ou similares, uso de materiais individuais, e vedação de atividades coletivas que envolvam aglomeração ou contato físico.

Além das aulas presenciais nas escolas, a volta à bandeira vermelha permite o retorno das aulas de cursos de ensino profissionalizante, de idiomas, de arte e cultura e de música. Aulas de esporte, dança e artes cênicas precisam seguir as regras das atividades de ensino e os protocolos de serviços de educação física e/ou clubes sociais, esportivos e similares. Os outros setores seguem com os protocolos já estabelecidos na bandeira vermelha.