Proposta deve voltar ao Plenário no dia 22 de agosto; para sua aprovação são necessários votos favoráveis de 28 dos 55 deputados estaduais

A votação em segundo turno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que prevê regras mais rígidas para mudanças nos símbolos oficiais do Rio Grande do Sul foi adiada. A decisão partiu após reunião de líderes na Assembleia do Rio Grande do Sul, no final da manhã desta terça-feira, 8 de agosto. A previsão é de que o assunto volta à pauta das votações no dia 22 de agosto.

Não há detalhes sobre os motivos que levaram para o adiamento da proposta que está em debate desde a metade de junho. Aprovada em primeiro turno no último dia 11, com 38 votos favoráveis e 13 contrários, a proposta, de autoria do deputado estadual Rodrigo Lorenzoni (PL), trata das condições para a alteração nos símbolos do Rio Grande do Sul.

Durante a discussão, foram apresentadas emendas de outros deputados, entre elas, a que determina que possíveis mudanças nas simbologias do Estado sejam passadas por plebiscitos junto à população.

Por se tratar de uma PEC, é necessário que o tema seja votado em dois turnos, precisando de maioria qualificada para sua aprovação, ou seja, 28 votos.

Foto: Rodrigo Rodrigues / ALRS