O projeto, de autoria do deputado estadual Rodrigo Lorenzoni (PL), visa criar regras mais rígidas para a possibilidade de alteração nos símbolos do Estado, tais como, a bandeira, o brasão e o Hino

A votação em segundo turno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que também ficou conhecida como “PEC do Hino”, vai à votação na tarde desta terça-feira, 8 de agosto, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. O projeto, de autoria do deputado estadual Rodrigo Lorenzoni (PL), visa dificultar a possibilidade de alteração nos símbolos do Estado, tais como, a bandeira, o brasão e o Hino. Na primeira votação, a proposta venceu com folga: 38 votos a favor e 13 contra. Por se tratar de uma alteração na constituição, são necessárias duas votações.

Diferentemente da sessão que avaliou a proposta em primeiro turno, nesta de hoje a tarde não haverá presença de público e com restrições de acesso. Atualmente, elas ocorrem no Plenário Bento Gonçalves do Memorial do Legislativo, já que o Plenário 20 de Setembro, na sede atual do Parlamento, permanece em obras, que devem durar dois meses.

A proposta, considerada polêmica, vinha trancando a pauta de votações na Assembleia Legislativa desde a metade de junho. O debate ficou acirrado, após deputados e entidades do Movimento Negro apontarem que a estrofe do hino “povo que não tem virtude acaba por ser escravo” era considerada racista.

A sessão vai ser transmitida, ao vivo, a partir das 14h, pela TVAL (canal aberto 11.2, canal 16 da Net/Claro, portal e YouTube); pela Rádio AL e pelo Facebook. Também é possível acompanhar o andamento da sessão pelo Twitter.

Foto: Rodrigo Rodrigues / ALRS