Na tarde desta quinta-feira, 4 de agosto, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) realizou uma sessão onde o Avenida, um dos finalistas do Gauchão A2, foi julgado por irregularidades na fase de grupos. O Clube Esportivo de Bento Gonçalves, que venceu a final do campeonato, aguardava o trâmite da sessão para ser oficializado como campeão. Os auditores definiram, por 5 a 1, pela decadência da denúncia, portanto, os acontecimentos recentes da disputa não foram modificados, e o Alviazul teve o título homologado.

A tramitação no caso dentro da justiça iniciou após denúncias dos clubes do Inter, de Santa Maria, e São Gabriel, que alegaram irregularidade em atletas escalados pelo Avenida na última rodada da fase de grupos. O STJD, por sua vez, considerou que o pedido havia sido encaminhado de forma tardia e, durante a sessão, nem chegaram a avaliar o caso, definindo pontualmente pela decadência. O time de Santa Cruz do Sul comemorou a decisão, pois sem modificações no campeonato, a equipe seguirá, junto com o Esportivo, para a Série A do Gauchão de 2023.

À espera da taça

No dia da final do Acesso, o jogo seguiu normalmente, mas não houve entrega de medalhas e da taça para o Tivo, que conseguiu fazer 1 a 0 na Montanha dos Vinhedos. A equipe de Bento conseguiu comemorar com sua torcida ainda naquele dia, mas sem a oficialização dos itens. Até o momento, a Federação Gaúcha de Futebol não se pronunciou acerca da decisão, que foi tomada há alguma hora no tribunal. Apesar disso, em breve, deverá ser feito o anúncio de quando serão entregues os itens ao campeão, em Bento Gonçalves.