O Rio Grande do Sul chegou a quarta morte provocada pela dengue neste ano. A vítima é uma mulher, de 64 anos, moradora de Tenente Portela. Ela faleceu na quinta-feira, 15, e, segundo o Centro Estadual de Vigilância em Saúde do RS (Cevs), tinha comorbidades. Este foi o segundo óbito no município pela doença em 2024.

De acordo com as informações, o município de 14,5 mil habitantes registra a maior infestação de dengue no RS, com 1.231 casos confirmados da doença, conforme monitoramento da Secretaria Estadual da Saúde (SES). 

A primeira morte na cidade foi de uma idosa, de 71 anos, em 31 de janeiro. Os outros óbitos foram registrados em Santa Rosa e Santa Cruz do Sul.

De acordo com os dados do painel dengue, mais de 4,7 mil casos já foram confirmados em todo o Rio Grande do Sul. Desse total, mais de 4,2 mil foram contraídos dentro do Rio Grande do Sul. Outros 3,4 mil ainda seguem em investigação.

Casos na região

Na Serra, o número de casos de dengue segue em elevação, de acordo com os dados publicados pela SES. Em Bento Gonçalves, das 51 notificações já registradas, sete tiveram diagnóstico positivo para a dengue. Outras nove seguem em investigação. Pelo 35 possíveis casos foram descartados.

Carlos Barbosa registrou, até o momento, quatro casos. Em Farroupilha e Santa Tereza, há apenas uma confirmação de dengue. Em Garibaldi são dois casos. Já nas cidades de Cotiporã, Monte Belo do Sul e Pinto Bandeira, não há nenhum registro até o momento.

Em 2023, foram cerca de 34 mil casos no Rio Grande do Sul e 54 pessoas morreram por causa da doença.