Pacientes com doenças crônicas ou que já foram infectados anteriormente são mais suscetíveis a desenvolver a forma grave da doença

A dengue hemorrágica, também chamada de dengue grave, é uma complicação da infecção causada pela dengue. Qualquer sorotipo do vírus da dengue, (DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4) pode causar a dengue hemorrágica. No entanto, no caso do DEN-2 o risco de apresentar essa complicação em uma segunda infecção é maior.

A dengue hemorrágica acontece devido à formação dos anticorpos. Esses anticorpos, em uma segunda infecção da dengue, induz uma resposta inflamatória. Uma resposta do corpo exagerada, que causa a produção de algumas substâncias que vão destruir as plaquetas e alterar a forma de coagulação. Com isso, faz o famoso extravasamento de líquido, ou seja, os vasos dilatam. Desidrata sem perder líquido, ou seja, ela acumula líquido em locais que não deveriam acontecer e evolui então dessa forma com desidratação e alterações da parte coagulação.

A dengue pode descompensar as doenças prévias, então automaticamente torna-se uma pessoa mais difícil de cuidar, porque você tem que compensar doenças preexistentes. Então, a doença crônica é um fator de risco, porque há chance de estável para ficar instável é muito grande.

Quais são os sintomas da dengue hemorrágica?  

Toda dengue começa de uma forma clássica, ou seja, com febre, dor no corpo, a chamada mialgia, artralgia, dor acima dos olhos, aquele cansaço. Evolui para dengue hemorrágica quando ela começa a ter os sinais de alerta, que seria sangramento tanto de gengiva quanto cutâneo, associado a sangramento ocular, sangramentos na urina, com dor abdominal, com aumento do fígado, do baço, que podem ser sinais de rompimento ou de alterações na função dele. E a evolução para desidratação, sangramentos visíveis e acúmulo de líquido onde não deveria.

O diagnóstico e o tratamento precoce da dengue são fundamentais para uma recuperação mais rápida e para evitar complicações graves.

Segundo estudo realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2023, o Brasil registrou cerca de 1.474 são de dengue grave a dengue hemorrágica. O país é o segundo na América Latina com o maior número de casos mais graves, ficando somente atrás da Colômbia, com 1.504 casos.  

Dengue no Brasil 

Conforme o Ministério da Saúde, o Brasil já registrou 555.583 casos prováveis da doença neste ano. Foram confirmadas 90 mortes pela doença e mais 381 estão sob investigação.

Os estados que apresentam mais casos prováveis da doença são Minas Gerais, (181.123 casos prováveis), São Paulo, (86.863), Distrito Federal, (66.538) e Paraná, com (57.508 casos prováveis de dengue). A incidência da doença é maior em Distrito Federal, Minas Gerais, Goiás e no Acre, estados que já declararam situação de emergência para a dengue. 

Foto: Arquivo / CSC-Fiocruz