O Governo do RS autorizou a ampliação de horário de atendimento de bares e restaurantes até às 23h. A medida faz parte de uma série de flexibilizações do modelo de Distanciamento Controlado que passam a vigorar a partir da meia-noite de sábado, 24. Com as mudanças, os estabelecimentos poderão funcionar com esse horário até nos finais de semana. O documento apresenta ainda autorização para reabertura de parques abertos e fechados, museus, condomínios e competições esportivas para regiões que estiverem em bandeira vermelha ou que estejam autorizadas a utilizarem flexibilizações, em decorrência do modelo de cogestão.

O afrouxamento das restrições ocorre no momento em que os indicadores apontam tendência de queda no número de casos e internações em leitos de UTI. No entanto, apesar da redução, índice de ocupação em hospitais segue acima dos 85%. Na atualização do sistema de monitoramento da Secretaria Estadual da Saúde (SES), nesta sexta-feira, 23, dos 3.368 leitos de UTI existentes no Rio Grande do Sul, 2.899 estava ocupados. São 2.015 pacientes em leitos do SUS, o que representa 81,5% do total disponível e 884 em leitos privados, representando 98,8% de ocupação.

Confira as mudanças que valem a partir de sábado, 24

Restaurantes

Autorização de operação presencial em restaurantes, lancherias, cafeterias e similares até as 22h para ingresso de clientes e saída até as 23h, também aos finais de semana e feriados

Protocolos na bandeira Vermelha

Parques

Autorização para parques e reservas naturais, jardins botânicos e zoológicos receberem público, desde que limitado a 25% da capacidade, tanto em espaços abertos quanto fechados, exclusivamente para locais com Selo Turismo Responsável.

Parques temáticos, parques de diversão, parques de aventura, parques aquáticos, atrativos turísticos e similares já estavam autorizados a abrir espaços abertos e, agora, poderão abrir espaços fechados também, desde que respeitado o limite de 25% da lotação e o Selo Turismo Responsável.

Museus

Os museus poderão abrir ao público, com limite de 25% da capacidade e grupos de no máximo seis pessoas por monitor, mediante agendamento.

Condomínios

Será permitido o acesso a áreas de lazer para crianças, somente em espaços abertos, nos condomínios. No entanto, áreas comuns, como espreguiçadeiras, saunas, salões de festas, churrasqueiras compartilhadas e demais locais para eventos sociais e de entretenimento, devem permanecer fechadas.

Campeonatos oficiais de futebol

Foi retirada a restrição de horário para realização de campeonatos esportivos oficiais. Com isso, jogos de futebol podem voltar a ocorrer a qualquer horário (antes o limite era 20h), mas permanece a proibição de público nos estádios.

Outras competições esportivas

Autorização exclusiva para campeonatos esportivos chancelados por ligas estaduais e nacionais, federações e confederações nacionais e internacionais reconhecidas pelo Sistema Nacional do Desporto (SND), desde que com autorização prévia do(s) município(s) sede e participação exclusiva de atletas federados ou inscritos em entidades reconhecidas pelo SND. Também com proibição de público.