Um passo à frente

Bento Gonçalves viveu emoções internacionais durante a semana na área esportiva. Primeiro, na terça-feira, recebeu a visita do técnico da Seleção da Rússia, Fábio Capello, e sua delegação. Depois, hospedou e cedeu espaço para treinos dos jogadores da equipe sub-23 do Nacional, do Uruguai.

Além disso, o secretário da Juventude Esporte e Lazer (Semjel), Gustavo Sperotto, esteve otimista com a passagem por Belo Horizonte, na quarta-feira, 26, durante as semifinais da Copa das Confederações. Teve contato com dirigentes das seleções da França, Colômbia e México, deixando vasto material informativo sobre a cidade. Sabe-se que a França já escolheu Ribeirão Preto para ficar. Mas Colômbia e México são alvos interessantes e que podem, sim, virem para Bento Gonçalves. A Rússia pode escolher a Capital do Vinho, desde que acabe caindo na chave que irá jogar em Porto Alegre ou São Paulo. O que temos de forte aqui é o nosso hotel, um campo de qualidade e, o que mais as seleções buscam, locais com privacidade total para treinar e descansar.

Gestão e aprendizado

Sugiro aos dirigentes esportivos da cidade que entrem em contato com o presidente do Bento Vôlei, Marcos Paulo Machado (na foto ao lado do prefeito Pasin), e peçam auxílio na montagem de projetos de captação de recursos. Mais que um exercício de humildade, seria uma oportunidade de aprendizado. Uma fonte ligada ao clube confidenciou-me, impressionado, o quanto o Bento está organizado e quer ir mais longe. O projeto de captação que está sendo montado pelo clube mede até o tempo de visibilidade de uma marca durante a transmissão dos jogos. Detalhe: o projeto mostra isso para cada parte do uniforme que tiver patrocínio: mangas, frente, verso, calção, etc. O Bento Vôlei vai voltar sim, e o anúncio do retorno está mais próximo do que muitos imaginam.

Contraste com o futsal

É triste dizer isso, mas a organização e dinamismo do voleibol contrasta com a estagnação e as dificuldades do futsal bento-gonçalvense. Nesta semana, os jogadores do Bento Gonçalves Futsal (BGF) precisaram ameaçar não jogar para receber seu salário. Os dirigentes alegam que o atraso era de apenas 15 dias, mas, para quem ganha pouco, ficar duas semanas sem receber é um tempo fora do comum. Sinceramente, torço muito pela classificação do BGF à próxima fase, apesar de todas as dificuldades. Isso porque um rebaixamento para a Série Prata pode significar o encerramento das atividades da equipe em Bento Gonçalves.

E, apesar de tudo, os abnegados que ainda seguram a equipe não merecem um final destes. Resta torcer muito para que os erros deste ano sirvam de motivação para um crescimento em 2014.

Mais três anos na França

O bento-gonçalvense Jonas Henrique Pessali vai ficar mais um perído jogando no futebol europeu. Ele acertou um contrato por mais três temporadas com a equipe do Angers, que disputa a Segunda Divisão do Campeonato Francês. Pessali se firmou na equipe e conquistou a admiração dos dirigentes, que manifestaram o interesse de prolongar o seu contrato. Recentemente, ele esteve em Bento Gonçalves visitando seus parentes e amigos, aproveitando os dias de férias. Jonas Pessali esteve nas categorias de base do Grêmio, chegando a disputar algumas partidas na equipe profissional. Também atuou na equipe paulista do Grêmio Barueri.

Uma boa sacada

A Secretaria Municipal da Juventude Esporte e Lazer (Semjel) teve uma boa sacada para evitar o esvaziamento do Campeonato Distrital de Futebol de Campo. Com apenas nove equipes para disputar os quadros A e B, a Semjel resolveu fazer uma primeira fase com grupo único, com as equipes jogando entre si. Teremos mais jogos, mais emoção em busca de classificação e, consequentemente, maior público. Torço para que o campeonato ganhe mais corpo com essa nova fórmula.

O que te faz crescer

Estou cada dia mais preocupado com o futuro das escolinhas de futebol em Bento Gonçalves. Elas estão cada vez mais escassas e, as que existem, já não têm como atender um número maior de crianças. A situação é mais complicada quando se trata de crianças carentes.

Este ano, a Secretaria da Juventude Esporte e Lazer (Semjel) alega a falta de recursos para que um trabalho mais específico seja realizado. Espero que, em 2014, um projeto novo já seja colocado em prática. Não estamos falando apenas da prática de esportes, mas também da formação de um cidadão melhor. Afinal, nas ruas não é que estas crianças se tornarão pessoas de bem.

Faltou divulgação

Na semana passada, a Semjel resolveu cancelar a rodada da Copa Amizade, devido ao mau tempo. Até aí, tudo bem. Porém, não houve uma preocupação da secretaria em informar os órgãos de imprensa. Parece até que nós, como órgãos divulgadores dos eventos esportivos, temos que adivinhar ou estar todos os dias em contato com a secretaria para saber suas decisões. Se for assim, por que a prefeitura mantém um setor chamado assessoria de imprensa?

Quando a informação é de interesse do Poder Público, ela é divulgada exaustivamente. Vamos torcer para que este tipo de coisa não se repita. Afinal, o torcedor tem que ser respeitado também nestes momentos, assim como todos os órgãos de imprensa da cidade.

Classificados da Copa Amizade

Aposto na classificação do Edimais, Avacalhados e Atécubanos no grupo B. 8 da Graciema e Só Canelas, completando o Grupo A.

Perguntar não ofende

O Clube Esportivo estará de aniversário daqui há 60 dias. Será que teremos mais que um simples jantar para fortalecer o vínculo do torcedor com o seu time?